Novo curso

Engenharia de Produção

Este curso é perfeito para você?

Faça o teste vocacional e descubra!

Iniciar teste

Sobre o curso

Um engenheiro de produção não projeta máquinas; para isso, existe o engenheiro mecânico, mas ele é capaz de projetar a linha de produção dessas máquinas. Ele não cria roupas; para tanto, existe o designer de moda ou estilista. Tampouco desenvolve o tecido; isso é para o engenheiro têxtil, mas ele é capaz de pensar toda a estrutura e o suporte necessários à linha de produção da empresa, tanto da confecção como dos tecidos. É ele que determina maquinário, automação, coordena equipes e faz projeções em curto, médio e longo prazos em termos de custo, recursos, demanda, qualidade e distribuição. O curso proporciona essa visão sistêmica de gestão que envolve pessoas, materiais, equipamentos, ambiente e temas básicos às outras Engenharias.

Confira mais:

– As atividades on-line podem ser acessadas no ambiente virtual de aprendizagem;

– Momentos de interação alternam entre aulas presenciais nos ambientes profissionais e webaulas interativas.

– As provas são presenciais e ocorrem semestralmente no polo EAD em que está matriculado.

A vantagem de ser engenheiro de produção está em ser capaz de conciliar conhecimentos em administração, economia e engenharia para racionalizar as diversas fases produtivas. Por isso, você poderá ter oportunidades profissionais em quase todos os ramos de atividade, como nas indústrias alimentícia, têxtil, automobilística, petrolífera, de eletrodomésticos, de equipamentos, do agronegócio, em empresas de tecnologia, transporte, na construção civil e até no setor de serviços, como bancos, seguradoras e operadoras de cartões de crédito.

Os possíveis cargos são de diretor, gerente, analista, coordenador e supervisor nas áreas de operações, logística, finanças, gestão da cadeia de suprimentos, custos, planejamento, qualidade e desenvolvimento de produtos.

O profissional deve obter registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) de seu Estado para estar habilitado a ser o responsável técnico de obras e serviços.

Um dos principais diferenciais de um bom profissional é o “saber na prática”. E aqui você encontrará isso em nosso curso: as atividades são práticas e em laboratórios virtuais específicos com softwares atualizados; participará de atividades colaborativas com professores mestres e doutores; utilizará a mais moderna plataforma de aprendizagem virtual, o Blackboard; terá tutores on-line à sua disposição e, ainda, desenvolverá atividades interativas individuais e em grupo.

O candidato que ingressar no segundo semestre de 2020 em cursos da UP, por meio de transferência externa ou aproveitamento de diploma:

• Curso de Graduação a distância (EAD e SEMI): ficará isento de pagar a 1ª mensalidade e terá 20% (vinte por cento) de desconto nas demais mensalidades do curso. Para mais informações sobre a aplicação do desconto, por favor, consulte a Portaria nº 1054 de 14/05/2020.

Para mais informações sobre a transferência, entre em contato pelos telefones (41) 3068-7800 ou pelo e-mail queroseraluno@up.edu.br.

Inscrição e entrega de documentos

de 06/08/2020 à 09/10/2020.

Divulgação dos resultados

Prazo de 5 dias após a envio de todos os documentos, por parte do aluno.

até 15/10/2020.

Início das aulas

05/10/2020.

Documentos

Após a inscrição, o candidato deverá, obrigatoriamente, apresentar os seguintes documentos da instituição de origem:

1. No caso de transferência:
    1. Declaração de matrícula.
    2. Histórico escolar da Graduação.
    3. Histórico escolar do Ensino Médio.
    4. Sistema de avaliação.
    5. Ato oficial de reconhecimento ou autorização do curso.
    6. Declaração de regularidade da situação do Enade.
    7. Cópia da certidão de nascimento ou casamento.
    8. Cópia da carteira de identidade (RG).
    9. Cópia do CPF
    10. Conteúdo programático das disciplinas já cursadas (Obrigatório para solicitação de equivalência de disciplinas. Caso o aluno não queira dispensas não é necessária sua apresentação).
  2. No caso de aproveitamento de curso superior:
    1. Diploma de curso superior.
    2. Histórico escolar do curso superior.
    3. Cópia da certidão de nascimento ou casamento.
    4. Cópia da carteira de identidade (RG).
    5. Cópia do CPF

Após a realização da matrícula, o aluno que tiver interesse em solicitar dispensa de disciplina deverá formalizar o pedido por meio de protocolo específico, ao qual deve ser anexado o conteúdo programático das disciplinas cursadas na Graduação prévia.

A documentação indicada no artigo anterior deve ser digitalizada, preferencialmente no formato PDF, e anexada de forma completa na área do candidato, para análise de viabilidade do ingresso.

A UP pode solicitar novo envio de documentos, caso os encaminhados anteriormente apresentem falhas ou ausência de informações.

Edital

Edital nº 1.122 de 07/08/2020 – UP – Ingresso por aproveitamento de curso superior ou transferência para cursos de bacharelado, licenciatura e superiores de tecnologia a distância (EAD) – Formato de oferta à distância – 4ª Entrada de 2020

Duração 5 anos
Encontre outros cursos de Graduação

Descubra o match perfeito para sua carreira

Dúvidas sobre qual será sua profissão? Saia da indecisão!
Participe do nosso teste vocacional e descubra para qual curso você deveria prestar vestibular.