História – Licenciatura

Este curso é perfeito para você?

Faça o teste vocacional e descubra!

Iniciar teste

Sobre o curso

Se existe um curso que desenvolve uma grande capacidade de refletir sobre as ações do homem no tempo e no espaço e acompanhar o que se passou nos âmbitos cultural, religioso, político, econômico e social, esse curso é o de História. E se você escolheu essa Licenciatura significa que você teve um professor muito engajado que conseguiu passar o fascínio pela pesquisa, investigação, estudo de teorias e acontecimentos, e agora verá a importância de estudar a fundo documentos antigos e atuais, materiais que se constituem fontes históricas, a fim de construir seu ponto de vista do fato. Discutindo temas relacionados às disciplinas básicas, como história antiga e medieval, história moderna, contemporânea, do Brasil, da Ásia, África etc., e outros da área das ciências humanas e sociais, como filosofia, política e sociologia, quem sabe não será você também um inspirador de futuros educadores-pesquisadores-historiadores?

À primeira vista, se você fizer curso de História será professor de História, certo? Sim, você poderá trabalhar em instituições de ensino Fundamental, Médio, Educação de Jovens e Adultos, em cursinhos pré-vestibulares, mas fora da sala de aula, o mercado de trabalho até que é bem interessante. Museus, ONGs, empresas privadas podem encomendar ao historiador projetos de exposições ou conservação de acervos. Órgãos do setor público podem precisar desenvolver políticas de estudo e divulgação do patrimônio cultural na comunidade. No setor editorial, poderá até escrever e analisar livros didáticos e paradidáticos, produzir material pedagógico. E o emergente mercado da produção cultural, que envolve TV, web, cinema, teatro, turismo, bibliotecas e centros culturais, também tem procurado esse profissional.

Só aqui você encontra aquela formação que você sempre sonhou. Sabe por quê? Por que aqui as videoaulas do curso de História são gravadas em estúdio de TV; o material didático da disciplina é apresentado de forma virtual; a biblioteca virtual tem parceria com grandes editoras; os professores são titulados como responsáveis para cada disciplina. Ah, e em caso de qualquer dúvida, você tem um canal de comunicação direto com a tutoria.

O candidato que ingressar no segundo semestre de 2020 em cursos da UP, por meio de transferência externa ou aproveitamento de diploma:

• Curso de Graduação a distância (EAD e SEMI): ficará isento de pagar a 1ª mensalidade e terá 20% (vinte por cento) de desconto nas demais mensalidades do curso. Para mais informações sobre a aplicação do desconto, por favor, consulte a Portaria nº 1054 de 14/05/2020.

Para mais informações sobre a transferência, entre em contato pelos telefones (41) 3068-7800 ou pelo e-mail queroseraluno@up.edu.br.

Inscrição e entrega de documentos

de 06/08/2020 à 09/10/2020.

Divulgação dos resultados

Prazo de 5 dias após a envio de todos os documentos, por parte do aluno.

até 15/10/2020.

Início das aulas

05/10/2020.

Documentos

Após a inscrição, o candidato deverá, obrigatoriamente, apresentar os seguintes documentos da instituição de origem:

1. No caso de transferência:
    1. Declaração de matrícula.
    2. Histórico escolar da Graduação.
    3. Histórico escolar do Ensino Médio.
    4. Sistema de avaliação.
    5. Ato oficial de reconhecimento ou autorização do curso.
    6. Declaração de regularidade da situação do Enade.
    7. Cópia da certidão de nascimento ou casamento.
    8. Cópia da carteira de identidade (RG).
    9. Cópia do CPF
    10. Conteúdo programático das disciplinas já cursadas (Obrigatório para solicitação de equivalência de disciplinas. Caso o aluno não queira dispensas não é necessária sua apresentação).
  2. No caso de aproveitamento de curso superior:
    1. Diploma de curso superior.
    2. Histórico escolar do curso superior.
    3. Cópia da certidão de nascimento ou casamento.
    4. Cópia da carteira de identidade (RG).
    5. Cópia do CPF

Após a realização da matrícula, o aluno que tiver interesse em solicitar dispensa de disciplina deverá formalizar o pedido por meio de protocolo específico, ao qual deve ser anexado o conteúdo programático das disciplinas cursadas na Graduação prévia.

A documentação indicada no artigo anterior deve ser digitalizada, preferencialmente no formato PDF, e anexada de forma completa na área do candidato, para análise de viabilidade do ingresso.

A UP pode solicitar novo envio de documentos, caso os encaminhados anteriormente apresentem falhas ou ausência de informações.

Edital

Edital nº 1.122 de 07/08/2020 – UP – Ingresso por aproveitamento de curso superior ou transferência para cursos de bacharelado, licenciatura e superiores de tecnologia a distância (EAD) – Formato de oferta à distância – 4ª Entrada de 2020

Duração 3 anos
Encontre outros cursos de Graduação

Descubra o match perfeito para sua carreira

Dúvidas sobre qual será sua profissão? Saia da indecisão!
Participe do nosso teste vocacional e descubra para qual curso você deveria prestar vestibular.