Novo curso

Jornalismo

Veja o valor do curso

Este curso é perfeito para você?

Faça o teste vocacional e descubra!

Iniciar teste

Sobre o curso

Televisão, rádio, jornal, revista e agora internet, novas mídias digitais… Os meios de comunicação evoluem em tecnologia, mas uma coisa não muda no trabalho jornalístico: o poder de transformar a sociedade. O jornalista investiga e divulga informações de interesse público, redige e edita reportagens, entrevistas e artigos, conciliando abordagem e linguagem dos textos aos veículos a que se destinam. E assunto é o que não falta, veja: esporte, economia, política, arte, entretenimento, saúde, ciência, lazer, moda, turismo, natureza… É um mundão a desbravar! Nos laboratórios e oficinas você terá o gostinho de viver a prática de um profissional da notícia, desenvolver competências para refletir, interpretar, pautar, contextualizar, apurar, explicar, traduzir, opinar, descrever, publicar e reinterpretar a repercussão dos fatos que alimentam o dia a dia de uma sociedade. Então, faça Jornalismo e dê voz a quem precise ser ouvido.

 

Mercado de trabalho

O profissional da imprensa é responsável pela produção de conteúdo informativo e opinativo para veiculação em revistas, jornais, emissoras de rádio e TV, portais de internet e mídias digitais (comandando conteúdo de blogs, grupos e redes sociais). Você poderá trabalhar com assessoria de imprensa, correspondência internacional, ações empreendedoras em produtoras independentes, agências de notícias, empresas privadas, organizações governamentais e não governamentais (ONGs), com carteira assinada ou como autônomo, fazendo serviços esporádicos. Canais de divulgação das atividades nas assembleias legislativas e câmaras municipais são boas oportunidades encontradas no setor público. Também pode atuar com ensino e pesquisa acadêmico-científica. É recomendável que você domine técnicas de redação e um ou mais idiomas e tenha afinidade com novas tecnologias de informação.

 

Diferenciais

Atividades colaborativas com tutores e professores, material didático digital e impresso personalizado, corpo docente formado por professores mestres e doutores, tutores on-line à disposição dos alunos, Plataforma Blackboard de aprendizagem disponível 24 horas e atividades interativas individuais e em grupo promovendo a aprendizagem interdisciplinar são alguns dos diferenciais do curso de Jornalismo da Universidade Positivo.

Perguntas frequentes Saiba mais

O candidato que ingressar no segundo semestre de 2020 em cursos da UP, por meio de transferência externa ou aproveitamento de diploma:

  • Curso de Graduação a distância (EAD e SEMI): ficará isento de pagar a 1ª mensalidade e terá 20% (vinte por cento) de desconto nas demais mensalidades do curso. Para mais informações sobre a aplicação do desconto, por favor, consulte a Portaria nº 1054 de 14/05/2020.

Para mais informações sobre a transferência, entre em contato pelos telefones (41) 3068-7800 ou pelo e-mail queroseraluno@up.edu.br.

Cronograma

Inscrição e entrega de documentos

de 21/05/2020 à 20/07/2020.

Divulgação dos resultados

Prazo de 5 dias após a envio de todos os documentos, por parte do aluno.

Matrícula

até 03/08/2020.

Aula Magna – Abertura do curso

23/07/2020, às 19h, no polo de apoio presencial em que efetivou a matrícula.

Início das aulas

27/07/2020.

Documentos

Após a inscrição, o candidato deverá, obrigatoriamente, apresentar os seguintes documentos da instituição de origem:

  1. No caso de transferência:
    1. Declaração de matrícula.
    2. Histórico escolar da Graduação.
    3. Histórico escolar do Ensino Médio.
    4. Sistema de avaliação.
    5. Ato oficial de reconhecimento ou autorização do curso.
    6. Declaração de regularidade da situação do Enade.
    7. Cópia da certidão de nascimento ou casamento.
    8. Cópia da carteira de identidade (RG).
    9. Cópia do CPF
    10. Conteúdo programático das disciplinas já cursadas (Obrigatório para solicitação de equivalência de disciplinas. Caso o aluno não queira dispensas não é necessária sua apresentação).
  2. No caso de aproveitamento de curso superior:
    1. Fotocópia do diploma de curso superior.
    2. Histórico escolar do curso superior.
    3. Cópia da certidão de nascimento ou casamento.
    4. Cópia da carteira de identidade (RG).
    5. Cópia do CPF
    6. Conteúdo programático das disciplinas já cursadas (Obrigatório para solicitação de equivalência de disciplinas. Caso o aluno não queira dispensas não é necessária sua apresentação).

Edital

Edital nº 1.099 de 18/05/2020 – UP – Ingresso por aproveitamento de curso superior ou transferência para cursos de bacharelado, licenciatura e superiores de tecnologia a distância (EAD) – Formato de oferta à distância – 3ª Entrada de 2020

Veja o valor do curso
Duração 4 anos
Fale conosco Estamos no
Whatsapp
Encontre outros cursos de Graduação

Descubra o match perfeito para sua carreira

Dúvidas sobre qual será sua profissão? Saia da indecisão!
Participe do nosso teste vocacional e descubra para qual curso você deveria prestar vestibular.

Quer saber mais sobre o curso? Estamos aqui para te ajudar!

Mande sua pergunta preenchendo os campos abaixo. Em breve, nós entraremos em contato.

Graduação