Odontologia

Veja o valor do curso

Este curso é perfeito para você?

Faça o teste vocacional e descubra!

Iniciar teste

O curso proporciona, desde o início, conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao futuro profissional, contemplando as diversas particularidades da Odontologia preventiva, restauradora e reabilitadora.

Diferenciais

  • Matriz curricular com carga horária superior ao mínimo exigido pelo MEC (manhã: 4440 horas; noite: 4200 horas) e composta por disciplinas atuais, como Odontologia Hospitalar, Harmonização Orofacial, Implantodontia, Pacientes com Necessidades Especiais, Odontologia do Bebê e Odontogeriatria.
  • Atividades práticas no Centro de Simulação Realística e atendimento clínico desde o início do curso.
  • Material de consumo para clínicas e laboratórios incluído na mensalidade (exceto os instrumentais e periféricos que compõe a lista de material do aluno).
  • Um dos poucos cursos do Brasil com o certificado de Acreditação Internacional Arcu-Sul.
  • Corpo docente formado por mais de 85% de doutores, o que permite a integração com o Mestrado e Doutorado em Odontologia da UP e o desenvolvimento de pesquisas durante o curso.
  • Uso de tecnologias inovadoras desenvolvidas especialmente para o curso da UP, como os aplicativos Face 3D Plus (baixe na App Store e Google Play), Manual do Curso de Odontologia (baixe na App Store e Google Play) e Guia Terapêutico.

Mercado de trabalho

Atuação em consultórios e clínicas privadas; saúde pública; gestão do serviço de saúde; saúde no serviço militar; pesquisa e desenvolvimento de biomateriais; atuação em hospitais em Cirurgia Bucomaxilofacial e Odontologia Hospitalar; perícia e auditorias; e carreira acadêmica.


Simule seu financiamento Clique aqui

Na Graduação em Odontologia da Universidade Positivo, os estudantes podem contar com diferenciais que irão, direta ou indiretamente, enriquecer seus currículos e conhecimentos.

Dentre eles, destacam-se:

  • O curso de Odontologia não é integral, o que permite que os alunos possam conciliar os estudos a atividades extras, como estágios;
  • As aulas da Graduação em Odontologia contam com o suporte de aplicativos supermodernos, como o Face 3D Plus, o Manual do Curso de Odontologia e o Guia Terapêutico;
  • Os alunos têm a oportunidade, desde o início do curso, de adquirir conhecimentos e habilidades que serão essenciais para o exercício da Odontologia.

A seguir, conheça as principais atividades que serão desenvolvidas ao longo do curso de Odontologia!

Técnica Operatória

A Técnica Operatória é uma das disciplinas básicas que mais aproximam o aluno da profissão. Nas aulas dessa matéria, o estudante entrará em contato com diferentes materiais e técnicas utilizadas nos procedimentos odontológicos restauradores, considerando que esses procedimentos são realizados de forma corriqueira no cotidiano clínico de todo cirurgião-dentista.

Curiosidade #OdontoUP

O objetivo dessa disciplina é desenvolver no aluno as seguintes habilidades:

  • Ergonomia durante o atendimento odontológico;
  • Conhecimento de propriedades físico-químicas e habilidades de manuseio de diferentes materiais;
  • Aprimoramento de anatomia dental;
  • Introdução aos procedimentos restauradores dentários para os diferentes tipos de materiais;
  • Desenvolvimento da habilidade manual para trabalhos práticos, dentre outros.

Quem pode participar?

Alunos do 1° ano.

Estágio Supervisionado da Clínica da Infância

O Estágio Supervisionado da Clínica da Infância insere o aluno em um ambiente de atendimento odontopediátrico. Durante esse estágio, o estudante aprende como acolher um paciente de forma integral, considerando suas limitações, medos e inseguranças.

Curiosidade #OdontoUP

As práticas são realizadas na Clínica de Odontopediatria da Universidade Positivo. Mas, para tornar esse ambiente seguro e confortável para as crianças que serão atendidas, os alunos utilizam o lúdico como instrumento de aproximação.

Quem pode participar?

Alunos do 3° ano – Manhã e do 4° ano – Noite.

Odontogeriatria

A disciplina de Odontogeriatria tem como objetivo formar alunos capazes de atender a uma demanda (cada vez maior) de pacientes idosos. Durante as aulas, os estudantes aprendem como cuidar da saúde bucal das pessoas que possuem mais de 60 anos de idade de forma integral, ou seja, contemplando todo seu histórico médico.

A disciplina de Odontogeriatria também é ofertada aos alunos da Universidade Positivo como um Projeto de Extensão.

Curiosidade #OdontoUP

A população idosa (acima de 60 anos) deve dobrar no Brasil até o ano de 2042, na comparação com os números de 2017. Essa foi uma das projeções feitas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e, também, o argumento que motivou a Universidade Positivo a instituir, em 2018, a disciplina de Odontogeriatria para os estudantes de Odontologia.

Quem pode participar?

Alunos do 3° ano – Manhã e do 4° ano – Noite.

Odontologia para Bebês

O Projeto de Extensão Odontologia para Bebês proporciona ao aluno um contato diferenciado com as técnicas de atendimento odontológico de um bebê. Nessa atividade, os estudantes aprendem a criar vínculos com os pacientes, a fim de atendê-los da forma mais humanizada possível.

Curiosidade #OdontoUP

Os estudantes que passarem pelo projeto de Odontologia para Bebês também poderão prestar atendimentos a gestantes, auxiliando-as em assuntos relacionados à prevenção e educação em saúde.

Além do atendimento aos bebês na clínica, é realizada uma atividade de prevenção e educação em saúde com a crianças e os pais da Creche AMA, localizada dentro da Universidade Positivo.

Quem pode participar?

Alunos do 4° ano – Manhã e do 5° ano – Noite.

Estágio em Serviço de Saúde – Odontologia

Durante o último ano do curso de Odontologia, os alunos participam de diversos atendimentos nas unidades de saúde pública de Curitiba. As atividades realizadas nesses ambientes permitem que o aluno possa refletir sobre suas futuras ações.

Curiosidade #OdontoUP

No fim do estágio, ocorre a Mostra de Experiências de Estágio em Serviço de Saúde, coordenada pelos professores do curso de Odontologia. Nesse evento, os alunos compartilham com docentes e demais estudantes como foram suas práticas.

Quem pode participar?

Alunos do 4° ano – Manhã e do 5° ano – Noite.

Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais

A disciplina de Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais é optativa para os alunos do curso de Odontologia. Nas aulas dessa matéria, os estudantes têm a oportunidade de entrar em contato com conteúdos que envolvem desde as necessidades odontológicas de um paciente diabético até um paciente com uma síndrome rara.

Curiosidade #OdontoUP

Em Curitiba, apenas três Instituições de Educação Superior disponibilizam essa matéria para os estudantes.

Quem pode participar?

 Alunos do curso de Odontologia da Universidade Positivo. Sem restrição de ano de ensino.

ASSHOP – Universidade Positivo e Marinha do Brasil

Em parceria com a Marinha do Brasil, alunos e professores dos cursos de Medicina e Odontologia da Universidade Positivo prestam Assistência Hospitalar (ASSHOP) nas comunidades ribeirinhas da Amazônia, nos chamados “Navios da Esperança. Como o atendimento médico na região é precário, devido à distância e à falta de estrutura, há mais de 40 anos foram criadas pelas Forças Armadas as embarcações que funcionam como um hospital, com todas as condições para atendimento.

Curiosidade #OdontoUP

Os navios de assistência hospitalar são equipados com laboratórios para análises clinicas, farmácias, consultórios odontológicos e salas de cirurgias. Nele, também há ambientes para acomodação da tripulação e dos profissionais de saúde.  A missão tem duração de no mínimo 10 dias, proporcionando a equipe da Universidade Positiva uma experiência e vivência rica em cultura, amor e humanização.

Quem pode participar?

Alunos que estão na fase final dos cursos de Odontologia, Medicina e Nutrição.

Médicos de Rua e Universidade Positivo

O Médicos de Rua é um projeto que nasceu em São Paulo, mas que conquistou o coração dos estudantes da Universidade Positivo. O grande objetivo do Médicos de Rua é humanizar essa nova geração de médicos, levando até eles uma prática que poderá transformá-los em grandes profissionais.

Curiosidade #OdontoUP

O projeto, que acontece uma vez ao mês, é guiado pelos estudantes de Medicina, porém o leque de participantes do Médicos de Rua é imenso. No consultório a céu aberto, é possível encontrar futuros dentistas, psicólogos, médicos veterinários, biomédicos, nutricionistas, fisioterapeutas e muito mais.

Quem pode participar?

Alunos de diversos cursos.

Projeto de Extensão Ilha do Teixeira

O projeto de extensão “Ilha do Teixeira, Paranaguá, Brasil: um projeto multidisciplinar para melhoria da qualidade de vida” teve início em 2017, com o propósito de realizar ações voltadas para o diagnóstico local e a conscientização dos ilhéus sobre a prevenção de doenças e atividades que promovam uma melhoria da qualidade de vida.

Curiosidade #OdontoUP

Aproximadamente, 100 moradores são atendidos pelos estudantes de Odontologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição e Tecnologia em Gestão Ambiental.

Quem pode participar?

Alunos de Odontologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição e Tecnologia em Gestão Ambiental.

  • Doutora
  • Coordenador Adjunto de Medicina
  • Coordenador de Odontologia Presencial – Ecoville
Veja o valor do curso
Duração 5 anos
Período Noite (das 19h às 22h30)
Unidades
  • Curitiba – Ecoville
Matriz Curricular

Obrigado por se cadastrar!

Manhã

Noite

OBS.: Para obter a matriz curricular dos cursos anuais que não são mais ofertados, por favor, entre em contato com a coordenação de curso.

Para conhecer as disciplinas deste curso, por favor, informe seu:

Corpo docente

Ver relação

Fale conosco Estamos no
Whatsapp
Encontre outros cursos de Graduação

Descubra o match perfeito para sua carreira

Dúvidas sobre qual será sua profissão? Saia da indecisão!
Participe do nosso teste vocacional e descubra para qual curso você deveria prestar vestibular.

Quer saber mais sobre o curso? Estamos aqui para te ajudar!

Mande sua pergunta preenchendo os campos abaixo. Em breve, nós entraremos em contato.

Graduação