A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Positivo é responsável por conduzir avaliações sobre a instituição, em um processo conhecido como autoavaliação institucional.
O objetivo é gerar informações que permitam a identificação de oportunidades de melhoria e contribuir para o planejamento estratégico.
As pesquisas são aplicadas periodicamente e avaliam o desempenho docente, a qualidade dos cursos, dos serviços e da infraestrutura, entre outros.
Clique aqui para acessar o resumo de atribuições da Comissão Própria de Avaliação da Universidade Positivo.
Siga nosso perfil no Instagram e fique por dentro das divulgações.
Resolução nº 356 de 15/05/2018 – CAS – Estabelece a Política de Avaliação Institucional da Universidade Positivo.
A CPA é composta por representantes dos docentes, representante do corpo técnico-administrativo, representantes discentes e da sociedade civil organizada.
Atualmente, são integrantes da CPA:
APA – Avaliação do Perfil do Aluno Ingressante: É uma pesquisa sobre os aspectos culturais, econômicos e sociais dos alunos, cujos dados permitem que os gestores conheçam melhor o universo dos estudantes matriculados em cada curso, suas preferências e seus hábitos. Todos os alunos são convidados a preencher esse questionário durante os dois primeiros meses de seu curso.
ADOC – Avaliação da Docência: Os alunos respondem a quatro perguntas que dizem respeito ao desempenho do professor em sala de aula. Todos os alunos matriculados em disciplinas regulares são convidados a participar.
AEO – Avaliação da Educação On-line: Os alunos respondem a diversas questões sobre os aspectos das disciplinas mediadas por tecnologia, como tempo das atividades, qualidade dos conteúdos apresentados e relacionamento com o professor-tutor. Todos os alunos matriculados nessas disciplinas específicas são convidados a participar.
AINFRA – Avaliação da Infraestrutura e Atendimento ao Público: Os alunos respondem a diversas questões relativas a quatro âmbitos: atendimento prestado pelos diversos setores; qualidade da infraestrutura disponibilizada; qualidade dos produtos e serviços ofertados; e limpeza e manutenção das instalações. Todos os alunos são convidados a responder a pesquisa, uma vez por ano, durante todo o tempo em que estiverem matriculados.
ACG – Avaliação de Curso de Graduação: Todos os alunos do curso respondem a diversas questões que abrangem toda a trajetória seguida em seu curso, com o intuito de avaliar a qualidade do curso de forma global.
APA – Avaliação do Perfil do Aluno Ingressante: É uma pesquisa sobre os aspectos culturais, econômicos e sociais dos alunos, cujos dados permitem que os gestores conheçam melhor o universo dos estudantes matriculados em cada curso, suas preferências e seus hábitos. Todos os alunos são convidados a preencher esse questionário durante os dois primeiros meses de seu curso.
ADOC – Avaliação da Docência: Os alunos respondem a cinco perguntas que dizem respeito ao desempenho do professor em sala de aula. Todos os alunos matriculados em disciplinas regulares são convidados a participar.
AEO – Avaliação da Educação On-line: Os alunos matriculados nos cursos de Pós-Graduação a distância (EAD) respondem a diversas questões sobre os aspectos das disciplinas mediadas por tecnologia, como tempo das atividades, qualidade dos conteúdos apresentados e relacionamento com o professor-tutor. Todos os alunos matriculados nessas disciplinas específicas são convidados a participar.
AINFRA – Avaliação da Infraestrutura e Atendimento ao Público: Os alunos respondem a diversas questões relativas a quatro âmbitos: atendimento prestado pelos diversos setores; qualidade da infraestrutura disponibilizada; qualidade dos produtos e serviços ofertados; e limpeza e manutenção das instalações. Todos os alunos são convidados a responder à pesquisa, uma vez por ano, durante todo o tempo em que estiverem matriculados.
ACE – Avaliação de Curso de Especialização: Os alunos concluintes dos cursos de Especialização respondem a diversas questões que abrangem toda a trajetória seguida em seu curso, com o intuito de avaliar a qualidade do curso de forma global.
ACDM – Avaliação de Curso de Doutorado e Mestrado: Os alunos concluintes dos cursos de Doutorado e Mestrado respondem a diversas questões que abrangem toda a trajetória seguida em seu curso, com o intuito de avaliar a qualidade do curso de forma global.
ADP – Avaliação de Desempenho do Professor: Respondida pelos coordenadores de curso, avalia o desempenho geral dos professores.
APP – Avaliação da Produção do Professor: Uma equipe técnica da UP avalia a produção científica e técnica dos professores e coordenadores.
AAD – Autoavaliação Docente: Professores refletem sobre seu desempenho em sala de aula.
APD – Aperfeiçoamento Docente: Uma equipe técnica do Centro de Formação Docente avalia a iniciativa do professor em melhorar seu desempenho em sala de aula por meio de cursos e oficinas.
2020:
2019: Clique aqui para conferir os resultados resumidos.
2018: Clique aqui para conferir os resultados.
Clique aqui para conferir os resultados das avaliações externas realizadas.