Doutorado em Gestão Ambiental

clique aqui para ver o Aviso PGAMB pandemia

Sobre o PGAMB

O Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental (PGAMB) da Universidade Positivo, por meio de seus cursos de Mestrado e Doutorado, visa a complementar a formação de uma vasta gama de profissionais, transformando-os em especialistas em Meio Ambiente, por meio da realização de pesquisa aplicada para a solução de problemas ambientais. Dessa forma, os mestres e doutores em Gestão Ambiental formados pela UP contribuem para a utilização adequada dos recursos naturais do planeta, dentro de uma dinâmica fundamental para a preservação das espécies e para a manutenção de condições dignas de existência.

Atualmente, a gestão do planeta com base no emprego de conhecimentos científicos, traduzidos em avanços tecnológicos e ferramentas de análise ambiental, constitui uma das mais importantes preocupações do homem, envolvendo praticamente todas as profissões estabelecidas. O PGAMB da UP, sintonizado a essa realidade, destaca-se pelo caráter multidisciplinar, com linhas de pesquisa que envolvem as áreas de Ciências Humanas e Sociais (Administração, Direito, Economia etc.), Ciências Exatas e Tecnológicas (Engenharias, Física, Matemática, Química etc.) e Ciências Biológicas e da Saúde (Biologia, Farmácia, Medicina etc.).

Mais especificamente, o programa tem como objetivo formar profissionais capacitados a analisar situações de risco ao meio ambiente, além de apontar soluções por meio do desenvolvimento e aplicação de ferramentas e modelos de gestão ambiental. Na Avaliação Trienal 2010-2012 da Capes, o Mestrado Profissional em Gestão Ambiental da Universidade Positivo recebeu nota máxima.

O Doutorado em Gestão Ambiental da Universidade Positivo é a evolução natural do curso de Mestrado Profissional em Gestão Ambiental, ofertado desde 2005. Além disso, o curso de Doutorado aprofunda o envolvimento com a comunidade e a análise e proposta de soluções para problemas ambientais nos âmbitos regional, nacional e internacional.

 

Objetivos

O Doutorado em Gestão Ambiental da UP tem como objetivos:

  • Desenvolver estudos aprofundados no campo da Gestão Ambiental;
  • Formar profissionais de alto nível para o exercício do ensino e do desenvolvimento de conhecimento em conformidade com suas linhas de pesquisa;
  • Disseminar conhecimentos na área de atuação com base na estreita articulação entre os campos das ciências ambientais, por meio de veículos reconhecidos para publicação científica na área multidisciplinar;
  • Formar doutores para atender à forte demanda global por docentes e pesquisadores na área das Ciências Ambientais.
  • Formar profissionais aptos a desenvolver pesquisa e exercer docência de nível superior em Gestão Ambiental e ciências afins;
  • A avaliar a influência antrópica na qualidade ambiental e vice-versa;
  • Caracterizar quantitativa e qualitativamente os sistemas e processos socioambientais;
  • Analisar e representar os processos socioambientais por meio de modelos cognitivos e matemáticos;
  • Planejar e desenvolver sistemas de gestão ambiental visando ao desenvolvimento sustentável;
  • Planejar e implementar estratégias de conservação dos recursos naturais e da diversidade socioambiental.

 

Público-alvo

O Doutorado em Gestão Ambiental da UP é dirigido a todos os profissionais interessados em temas ambientais, destacando-se pelo caráter multidisciplinar, com linhas de pesquisa que envolvem áreas de Ciências Humanas e Sociais, como Administração, Ciências Contábeis, Desenho Industrial, Direito, Economia e Sociologia, Ciências Exatas e Tecnológicas, como Arquitetura, Engenharias, Física, Matemática e Química, e Ciências Biológicas e da Saúde, como Biologia, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Odontologia, Psicologia e Veterinária.

 

Áreas, linhas de pesquisa e projetos

 

Linha A – Avaliação e Modelagem (descrição de processos) Socioambientais

Avaliação da influência antrópica na qualidade ambiental e vice-versa. Caracterização quantitativa e qualitativa dos sistemas e processos socioambientais. Análise e representação dos processos socioambientais por meio de modelos cognitivos e matemáticos.

Projetos associados

  1. Modelagem de sistemas e processos ambientais;
  2. Desenvolvimento e aplicação de processos de avaliação, monitoramento e gerenciamento ambiental;
  3. Avaliação da influência socioambiental na saúde.

 

Linha B – Planejamento, Conservação e Desenvolvimento Socioambiental

Planejamento e desenvolvimento de sistemas de gestão ambiental visando ao desenvolvimento sustentável. Planejamento e implementação de estratégias de conservação dos recursos naturais e da diversidade socioambiental.

Projetos associados

  1. Planejamento e implantação de métodos de diagnóstico, intervenção e controle ambiental.
  2. Planejamento e implantação de propostas de educação ambiental.
  3. Planejamento e implantação de programas de saúde e meio ambiente.
  4. Planejamento e implantação de propostas de gerenciamento ambiental.

Clique aqui para acessar exemplos de temas de pesquisa por docente para diversas áreas de formação.

 

Avaliação da Capes

Na avaliação trienal 2010-2012 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Mestrado em Gestão Ambiental da Universidade Positivo recebeu a nota 5.

O curso teve início em 2005, sendo o triênio 2007-2009 o primeiro em que teve funcionamento pleno, uma vez que no triênio anterior, 2004-2007, o curso estava em fase de implantação. No primeiro triênio completo em que foi avaliado, 2007-2009, o Mestrado teve sua nota aumentada para 4. O novo aumento, para a nota máxima para cursos profissionais (5) na avaliação 2010-2012, coroa o desempenho excelente do programa.”

A Capes desempenha papel fundamental na expansão e consolidação da Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) em todos os estados da Federação. As atividades da Capes podem ser agrupadas em quatro grandes linhas de ação, cada qual desenvolvida por um conjunto estruturado de programas:

  • Avaliação da Pós-Graduação Stricto Sensu;
  • Acesso e divulgação da produção científica;
  • Investimentos na formação de recursos de alto nível no país e exterior;
  • Promoção da cooperação científica internacional.

Os programas de Pós-Graduação são agrupados por área de conhecimento, existindo 47 áreas de avaliação na Capes.

O Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental é filiado à área de Ciências Ambientais.

Sobre a avaliação

O Sistema de Avaliação da Pós-Graduação foi implantado pela Capes em 1976 e, desde então, cumpre papel de fundamental importância para o desenvolvimento da Pós-Graduação e da Pesquisa Científica e Tecnológica no Brasil. A Avaliação dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu compreende a realização do acompanhamento anual e da avaliação trienal do desempenho de todos os programas e cursos que integram o Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). Os resultados desse processo, expressos pela atribuição trienal de uma nota na escala de 1 a 7, fundamentam a deliberação CNE/MEC sobre quais cursos obterão a renovação de reconhecimento, a vigorar no triênio subsequente.

Antes de iniciar o funcionamento, os programas de Pós-Graduação Stricto Sensu devem submeter proposta para avaliação pela Capes. A nota mínima para o início de funcionamento de um curso de Mestrado é 3, e para cursos de Doutorado é 4.
Os programas que possuem apenas cursos de Mestrado podem atingir a nota máxima (5), sendo as notas 6 e 7 atribuíveis apenas a programas com cursos de Doutorado.

Resoluções

Resolução nº 800 de 08/10/2020 – Estabelece o Regulamento do PPGAMB.

Resolução nº 798 de 05/10/2020 – Estabelece as normas para concessão de bolsas nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Positivo (UP).

Clique aqui e acesse a instrução normativa sobre bolsas PROSUP de incentivo à pesquisa e acesse aqui o termo de solicitação de bolsa.


Teses de Doutorado

Clique para ver todas as teses do Doutorado em Gestão Ambiental.

Processo Seletivo 2021

Doutorado – Edital de Processo Seletivo (03/12/2020 a 05/03/2021)

Ficha de Inscrição Processo Seletivo 2021

Resultado Processo Seletivo 2021 – Edital 1.142, de 01/10/2020.

A Comissão do Processo Seletivo de vagas para o 1o Semestre de 2021, para o Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental divulga a lista de candidatos aprovados, a seguir:

Mestrado:

  1. Isabela Maria de Souza
  2. Patrick Alves Batista de Sousa

Doutorado:

  1. Antonia Gomes do Nascimento
  2. Paulinho Rene Stefanello

Conforme prevê o  Edital 1.142, de 01/10/2020, os candidatos aprovados deverão realizar matrícula entre os dias 14 e 15/12/2020. Outrossim, informamos que, conforme prevê o  Art.  21.,  enquanto  perdurar  o  período  de isolamento  social,  decorrente  da  pandemia,  as atividades acadêmicas serão realizadas de forma remota, em conformidade com a Portaria MEC  no544  de  16/06/2020  e  o  Plano  de  Contingência  da  UP,  publicado  por  meio  da Resolução CONSU e CAS no592 de 05/05/2020. A grade horária com as respectivas disciplinas ofertadas no 1o semestre de 2021 será disponibilizada por meio do portal da Universidade Positivo: www.up.edu.br e também será enviada por e-mail a todos os alunos matriculados.

Maiores informações poderão ser obtidas por meio de contato com a Assistente de Coordenação do PPGAMB, Elaine de Nazaré Santa Maria ( e-mail elaine.maria@up.edu.br ou ambiental@up.edu.br).

Projeto de tese

Clique aqui e acesse o modelo de pré-projeto de tese.

Veja o valor do curso
Inscrições

de 03/12/2020 a 05/03/2021

Início das aulas

25/03/2021

Período Modulares, uma semana por mês, de quinta a sábado.
Duração de 24 a 48 meses.
Unidades
  • Curitiba – Ecoville
Calendário acadêmico, Disciplinas e Grade Horária

Obrigado por se cadastrar!

Grade Horária 2021

Edital Processo Seletivo 2021

Disciplinas

OBS.: Para obter informações dos programas de mestrado e doutorado que não são mais ofertados, por favor, entre em contato com a coordenação de curso.

Para conhecer, por favor, informe seu:

Encontre outros cursos de Mestrado e Doutorado