Doutorado em Odontologia

A Universidade Positivo oferece dois Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia: o Programa de Mestrado Profissional em Odontologia Clínica, que iniciou suas atividades em 2008 e recebeu nota 5 da Capes no triênio 2013-2016, em uma avaliação cuja escala vai de 1 a 5; e o Programa de Doutorado em Odontologia, acadêmico, aprovado pela Capes em 2013 e que demonstra a maturidade científica dos docentes envolvidos na Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Positivo.

O Doutorado em Odontologia da Universidade Positivo, focado na área de Clínica Odontológica, diferencia-se dos demais cursos ofertados em Curitiba e região por ser pautado pela associação entre competências e habilidades profissionais. Além disso, o curso cumpre com uma tarefa de caráter acadêmico fundamental: propõe-se a compatibilizar a pesquisa e a transmissão do saber com as demandas sociais. Dessa forma, o homem e as relações sociais como pontos centrais do processo educativo traduzem o conceito de qualidade desse curso na formação multidisciplinar do profissional.

O objetivo do Doutorado em Odontologia da UP é formar pesquisadores docentes com visão científica crítica, inovadora e empreendedora, capazes de atender às demandas da sociedade. O perfil do profissional a ser formado é uma combinação de pesquisador de excelência e docente multidisciplinar na área da Saúde, altamente qualificado. Ao término do curso, o doutor estará habilitado a executar e orientar projetos de pesquisa, desenvolver patentes, nuclear e liderar linhas de pesquisa, estabelecer parcerias com empresas e instituições públicas e privadas, atuar em qualquer nível de formação superior em instituições de ensino nacionais e/ou internacionais, elaborar programas de ensino, cursos e projetos de Extensão e desenvolver estratégias para promover a melhoria da qualidade de vida da comunidade.

 

Público-alvo

Cirurgiões-dentistas portadores do título de mestre*.
* Candidatos com título de mestre que não pertençam à área da Odontologia terão o segmento de atuação analisado pelo colegiado do curso durante o processo seletivo, estando sujeitos à desclassificação em casos de inconformidade com a Odontologia.

 

Total de créditos para a titulação

1620h – 108 créditos

 

Vagas

10

 

Linhas de Pesquisa

As linhas de pesquisa a serem desenvolvidas no Programa de Mestrado e Doutorado em Odontologia da Universidade Positivo estão bem fundamentadas e implantadas já há muitos anos na Graduação em Odontologia. Essas linhas são desenvolvidas em dissertações de Mestrado, teses de Doutorado, Trabalhos de Conclusão do Curso (TCCs) e Programas de Iniciação Científica (PICs). Abaixo, as linhas de pesquisa:

  1. Avaliação clínica e laboratorial de materiais odontológicos e biomateriais
    Estudo das propriedades físico-químicas e mecânicas dos materiais utilizados na Odontologia integrada e avaliação da aplicação, composição e técnicas no reparo tecidual e ósseo utilizando os biomateriais.
  2. Diagnóstico e terapêutica clínica
    Estudo de diferentes recursos de diagnóstico e condutas terapêuticas na pesquisa em Odontologia integrada.
  3. Práticas epidemiológicas e preventivas em saúde bucal
    Estudo das distribuições dos principais problemas que afetam o sistema estomatognático, índices e indicadores de saúde e ou doença bucal dando ênfase às práticas preventivas e promocionais utilizadas na prevenção e controle das patologias e manutenção da saúde.

 

Regulamentos e Colegiado

  • Clique aqui e acesse a Resolução nº 581 de 21/02/2020, que Regula as atividades acadêmicas no Programa de Pós-Graduação em Odontologia Clínica, nível Doutorado, da Universidade Positivo (UP).
  • Clique aqui e acesse a Portaria nº 968 de 21/02/2020, que nomeia os membros do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Positivo (UP).

Simule seu financiamento Clique aqui

Teses de Doutorado

Clique aqui para ver.

Inscrições e Resultados

Doutorado – Inscrições para turma de 2020 – Clique aqui para ver
Doutorado – Resultado – Clique aqui para ver

 

Edital do Processo Seletivo

Edital nº 1.090 de 28/04/2020 – UP/CPS – Doutorado em Odontologia – Ingresso no 2° Semestre de 2020

 

Outros links

Portaria nº 893 de 19/08/2019 – Nomeia Comissão de Processo Seletivo para o Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO) da Universidade Positivo (UP).

Clique aqui para ver – Referencias para o edital do processo seletivo do Mestrado e Doutorado em Odontologia clínica.

 

 

Veja o valor do curso
Inscrições

de 15/05/2020 a 07/08/2020

Duração até 48 meses.
Unidades
  • Curitiba – Ecoville
Calendário acadêmico, Disciplinas e Grade Horária

Obrigado por se cadastrar!

Disciplinas

OBS.: Para obter informações dos programas de mestrado e doutorado que não são mais ofertados, por favor, entre em contato com a coordenação de curso.

Para conhecer, por favor, informe seu:

Encontre outros cursos de Mestrado e Doutorado