O Mestrado Profissional em Biotecnologia da Universidade Positivo, estimulado pelo avanço biotecnológico do Brasil, tem como objetivo principal formar mestres em Biotecnologia e propiciar condições para que profissionais já graduados possam se atualizar científica, pedagógica e profissionalmente. Para isso, o aluno aprofunda conhecimentos por meio de disciplinas estruturantes e do desenvolvimento de um projeto inovador de dissertação, em uma das áreas de concentração: Biotecnologia Agroalimentar/Agroindustrial; Biotecnologia Ambiental; Biocombustíveis; e Biotecnologia em Saúde. Na avaliação quadrienal (2013-2016) foi avaliado com a nota máxima, conceito 5 (cinco), pelo Conselho Técnico-Científico – CTC da CAPES.
A Biotecnologia envolve o uso de processos celulares e biomoleculares para desenvolver tecnologias e produtos que ajudam a melhorar a qualidade de vida e a proteger o planeta. Apesar de contemplar atividades produtivas praticadas há mais de seis mil anos para o desenvolvimento de produtos alimentícios, tais como, pão e queijo, e para a conservação de produtos lácteos, ganhou notoriedade somente nas últimas décadas, sendo considerada uma das áreas do conhecimento com maior potencial de trazer benefícios significativos à humanidade neste século.
Na modernidade, a Biotecnologia oferece produtos e tecnologias inovadoras para a produção de alimentos, o combate a doenças, a redução da pegada ambiental e o uso de energia limpa e de processos mais eficientes, seguros e limpos que envolvem a produção industrial. Recentes avanços constatados na área têm contribuído para o enfrentamento e preparo dos desafios mais imediatos da sociedade. Veja como:
Indústria farmacêutica: produção de antibióticos, hormônios, vacinas, anticorpos monoclonais, kits para diagnósticos, formulação de produtos farmacêuticos etc.
Agricultura: produção de biofertilizantes, bioinseticidas, nematicidas, hormônios vegetais, desenvolvimento de plantas resistentes a pragas, stress hídrico, temperaturas extremas e de cereais e tubérculos ricos em proteínas e vitaminas.
Engenheiros de Bioprocessos, engenheiros bioquímicos, engenheiros biotecnológicos, engenheiros químicos, engenheiros de alimentos, engenheiros agrônomos, engenheiros ambientais, engenheiros florestais, agrônomos, biólogos, bioquímicos, farmacêuticos, químicos, médicos, médicos veterinários e profissionais que atuam em áreas afins no setor produtivo brasileiro.
As linhas de pesquisa a serem desenvolvidas no programa do Mestrado Profissional em Biotecnologia estão bem fundamentadas e implantadas na UP. Essas linhas já estão em desenvolvimento nos Projetos de Iniciação Científica, trabalhos de Conclusão dos Cursos de Graduação e em projetos de pesquisas de docentes e projetos de dissertação. As áreas de concentração são as seguintes:
I – Linhas de pesquisa da área de concentração Agroalimentar e Ambiental:
a) Desenvolvimento de processos e produtos para valorização de matérias-primas e subprodutos da agroindústria brasileira, visando a produção de biocombustíveis, biopolímeros, alimentos, bebidas e biomoléculas, utilizando processos fermentativos, enzimáticos e ferramentas de biologia molecular.
b) Desenvolvimento de processos tecnológicos para o biomonitoramento ambiental, biorremediação de áreas degradadas bem como tratamento de resíduos sólidos, líquidos e gasosos industriais.
II – Linhas de pesquisa da área de concentração Saúde:
a) Desenvolvimento e avaliação de novas tecnologias, sistemas, dispositivos, fármacos e biofármacos na área biomédica, odontológica e veterinária para diagnóstico, monitoramento e tratamento, bem como para o aprimoramento e educação na área cirúrgica.
b) Bioprospecção da flora brasileira e de microrganismos visando o desenvolvimento de produtos e processos para a prevenção e tratamento de doenças neurodegenerativas, metabólicas e dermatológicas, utilizando ferramentas de Biologia Celular e Biologia Molecular para experimentação in vivo e in vitro.
c) Desenvolvimento de novos produtos em cosmética e dermatocosmética.
O Mestrado Profissional em Biotecnologia da Universidade Positivo tem parceria com a Bio4 Soluções Biotecnológicas, empresa graduada na Incubadora da Universidade Positivo, para a cooperação técnica, acadêmica e científica com pesquisadores da UP, e com o Laboratório de Biologia Molecular do Grupo Boticário (Labim). Na cooperação com a Bio4, é previsto o uso dos equipamentos e instrumentos da Bio4 e vice-versa. Os projetos desenvolvidos podem envolver tanto objetivos acadêmicos como comerciais.
A Universidade Positivo disponibiliza a infraestrutura física do espaço para o Labim, um dos mais modernos do Brasil, que tem como foco a pesquisa de cultivo celular e biologia molecular. Nesse laboratório, são desenvolvidas pesquisas da marca em conjunto com o meio acadêmico, priorizando estudos dos fenômenos bioquímicos envolvidos no envelhecimento da pele e de ingredientes naturais da biodiversidade brasileira.
Para a realização das pesquisas na Pós-Graduação, são utilizados os laboratórios de Histopatologia, Biotecnologia e Microbiologia, Microscopia, Genética, Citogenética, Bioquímica, Central Analítica, Biotério, Informática e Labin.
Esses laboratórios contam com as seguintes estruturas:
Clique para ver todas as dissertações do Mestrado em Biotecnologia Industrial.
Mestrado – Edital de Processo Seletivo (03/12/2020 a 05/03/2021)
Ficha de Inscrição Processo Seletivo 2021
Investimento – 36 parcelas de R$ 2.200,00 Edital de Mensalidades
Resolução Sobre Bolsas e Descontos