Mestrado em Gestão Ambiental

O Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental (PGAMB) da Universidade Positivo, por meio de seus cursos de Mestrado e Doutorado, visa a complementar a formação de uma vasta gama de profissionais, transformando-os em especialistas em Meio Ambiente, por meio da realização de pesquisa aplicada para a solução de problemas ambientais. Dessa forma, os mestres e doutores em Gestão Ambiental formados pela UP contribuem para a utilização adequada dos recursos naturais do planeta, dentro de uma dinâmica fundamental para a preservação das espécies e para a manutenção de condições dignas de existência.

Atualmente, a gestão do planeta com base no emprego de conhecimentos científicos, traduzidos em avanços tecnológicos e ferramentas de análise ambiental, constitui uma das mais importantes preocupações do homem, envolvendo praticamente todas as profissões estabelecidas. O PGAMB da UP, sintonizado a essa realidade, destaca-se pelo caráter multidisciplinar, com linhas de pesquisa que envolvem as áreas de Ciências Humanas e Sociais (Administração, Direito, Economia etc.), Ciências Exatas e Tecnológicas (Engenharias, Física, Matemática, Química etc.) e Ciências Biológicas e da Saúde (Biologia, Farmácia, Medicina etc.).

Mais especificamente, o programa tem como objetivo formar profissionais capacitados a analisar situações de risco ao meio ambiente, além de apontar soluções por meio do desenvolvimento e aplicação de ferramentas e modelos de gestão ambiental. Na Avaliação Trienal 2010-2012 da Capes, o Mestrado Profissional em Gestão Ambiental da Universidade Positivo recebeu nota máxima.

O Mestrado em Gestão Ambiental da Universidade Positivo, com foco nas áreas de Gestão Ambiental, Monitoramento, Modelagem e Controle da Qualidade do Ar, da Água, do Solo e da Conservação da Natureza, responde às necessidades das sociedades paranaense e brasileira por profissionais capazes de analisar e resolver problemas ambientais nos âmbitos regional, nacional e internacional.

O curso tem como objetivo formar profissionais com capacidade de gerenciar, analisar e monitorar o meio ambiente e de propor soluções para os problemas ambientais – uma demanda evidente da sociedade atual, levando em conta a grande preocupação dos órgãos públicos em fazer valer a legislação ambiental.

 

O egresso estará apto a:

  • Analisar a poluição no ar, na água e no solo por meio de práticas de laboratório e da aplicação de modelos teóricos e computacionais;
  • Especificar sensores para o monitoramento ambiental;
  • Analisar dados ambientais;
  • Definir estratégias de prevenção e propor soluções para problemas ambientais.

O Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental da Universidade Positivo oferta cursos de Mestrado Profissional e Mestrado Acadêmico. Ambos conferem títulos equivalentes para o exercício profissional e para o ingresso em cursos de Doutorado. A diferença entre os dois é o foco da dissertação, que no Mestrado Profissional deve ser aplicado, resolvendo ou propondo solução para problemas concretos.

 

Público-alvo

O Mestrado em Gestão Ambiental é dirigido a todos os profissionais interessados em temas ambientais, destacando-se pelo caráter multidisciplinar, com linhas de pesquisa que envolvem as áreas de Ciências Humanas e Sociais, como Administração, Ciências Contábeis, Desenho Industrial, Direito, Economia e Sociologia, Ciências Exatas e Tecnológicas, como Arquitetura, Engenharias, Física, Matemática e Química, e Ciências Biológicas e da Saúde, como Biologia, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Odontologia, Psicologia e Veterinária.

 

Áreas, linhas de pesquisa e projetos

 

Linha A – Avaliação e Modelagem (descrição de processos) Socioambientais

Avaliação da influência antrópica na qualidade ambiental e vice-versa. Caracterização quantitativa e qualitativa dos sistemas e processos socioambientais. Análise e representação dos processos socioambientais por meio de modelos cognitivos e matemáticos.

Projetos associados

  1. Modelagem de sistemas e processos ambientais;
  2. Desenvolvimento e aplicação de processos de avaliação, monitoramento e gerenciamento ambiental;
  3. Avaliação da influência socioambiental na saúde.

 

Linha B – Planejamento, Conservação e Desenvolvimento Socioambiental

Planejamento e desenvolvimento de sistemas de gestão ambiental visando ao desenvolvimento sustentável. Planejamento e implementação de estratégias de conservação dos recursos naturais e da diversidade socioambiental.

Projetos associados

  1. Planejamento e implantação de métodos de diagnóstico, intervenção e controle ambiental.
  2. Planejamento e implantação de propostas de educação ambiental.
  3. Planejamento e implantação de programas de saúde e meio ambiente.
  4. Planejamento e implantação de propostas de gerenciamento ambiental.

Clique aqui para acessar exemplos de temas de pesquisa por docente para diversas áreas de formação.

 

Avaliação da Capes

Na avaliação trienal 2010-2012 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Mestrado em Gestão Ambiental da Universidade Positivo recebeu a nota 5.

O curso teve início em 2005, sendo o triênio 2007-2009 o primeiro em que teve funcionamento pleno, uma vez que no triênio anterior, 2004-2007, o curso estava em fase de implantação. No primeiro triênio completo em que foi avaliado, 2007-2009, o Mestrado teve sua nota aumentada para 4. O novo aumento, para a nota máxima para cursos profissionais (5) na avaliação 2010-2012, coroa o desempenho excelente do programa.”

A Capes desempenha papel fundamental na expansão e consolidação da Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) em todos os estados da Federação. As atividades da Capes podem ser agrupadas em quatro grandes linhas de ação, cada qual desenvolvida por um conjunto estruturado de programas:

  • Avaliação da Pós-Graduação Stricto Sensu;
  • Acesso e divulgação da produção científica;
  • Investimentos na formação de recursos de alto nível no país e exterior;
  • Promoção da cooperação científica internacional.

Os programas de Pós-Graduação são agrupados por área de conhecimento, existindo 47 áreas de avaliação na Capes.

O Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental é filiado à área de Ciências Ambientais.

Sobre a avaliação

O Sistema de Avaliação da Pós-Graduação foi implantado pela Capes em 1976 e, desde então, cumpre papel de fundamental importância para o desenvolvimento da Pós-Graduação e da Pesquisa Científica e Tecnológica no Brasil. A Avaliação dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu compreende a realização do acompanhamento anual e da avaliação trienal do desempenho de todos os programas e cursos que integram o Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). Os resultados desse processo, expressos pela atribuição trienal de uma nota na escala de 1 a 7, fundamentam a deliberação CNE/MEC sobre quais cursos obterão a renovação de reconhecimento, a vigorar no triênio subsequente.

Antes de iniciar o funcionamento, os programas de Pós-Graduação Stricto Sensu devem submeter proposta para avaliação pela Capes. A nota mínima para o início de funcionamento de um curso de Mestrado é 3, e para cursos de Doutorado é 4.
Os programas que possuem apenas cursos de Mestrado podem atingir a nota máxima (5), sendo as notas 6 e 7 atribuíveis apenas a programas com cursos de Doutorado.

 

Bolsas

Resolução nº 460 de 28/03/2019 – Estabelece as normas para concessão de bolsas nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Positivo (UP).

Clique aqui e acesse a instrução normativa sobre bolsas PROSUP de incentivo à pesquisa e acesse aqui o termo de solicitação de bolsa.


Simule seu financiamento Clique aqui

Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), com Estágio Doutoral no Centre for Industrial Sustainability (CIS) da Universidade de Cambridge.

Doutora em Administração pela Universidade Positivo com Doutorado sanduíche pela TU DELFT (Faculty of Technology, Policy and Management), na Holanda. Estágio Pós-Doutoral em Políticas para Tecnologia no Technion (Israel Institute of Technology), em Israel.

Dissertações de Mestrado

Clique para ver todas as dissertações do Mestrado em Gestão Ambiental.

Inscrições para o 1º semestre de 2020

Clique aqui para se inscrever.

Edital nº 1.019 de 25/09/2019 – Proc. Seletivo – Mestrado em Gestão Ambiental PGAMB – Entrada em 2020

 

Projeto de dissertação

Clique aqui e acesse o modelo de pré-projeto de dissertação.

Veja o valor do curso
Inscrições

a partir de 25/09/2019.

Período Modulares, uma semana por mês, de quinta a sábado.
Duração de 12 a 24 meses.
Unidades
  • Curitiba – Ecoville
Calendário acadêmico, Disciplinas e Grade Horária

Obrigado por se cadastrar!

Calendário Acadêmico 2020

Calendário Acadêmico 2020

Disciplinas

OBS.: Para obter informações dos programas de mestrado e doutorado que não são mais ofertados, por favor, entre em contato com a coordenação de curso.

Para conhecer, por favor, informe seu:

Encontre outros cursos de Mestrado e Doutorado