clique aqui para ver o Aviso PGAMB pandemia
O Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental (PGAMB) da Universidade Positivo, por meio de seus cursos de Mestrado e Doutorado, visa a complementar a formação de uma vasta gama de profissionais, transformando-os em especialistas em Meio Ambiente, por meio da realização de pesquisa aplicada para a solução de problemas ambientais. Dessa forma, os mestres e doutores em Gestão Ambiental formados pela UP contribuem para a utilização adequada dos recursos naturais do planeta, dentro de uma dinâmica fundamental para a preservação das espécies e para a manutenção de condições dignas de existência.
Atualmente, a gestão do planeta com base no emprego de conhecimentos científicos, traduzidos em avanços tecnológicos e ferramentas de análise ambiental, constitui uma das mais importantes preocupações do homem, envolvendo praticamente todas as profissões estabelecidas. O PGAMB da UP, sintonizado a essa realidade, destaca-se pelo caráter multidisciplinar, com linhas de pesquisa que envolvem as áreas de Ciências Humanas e Sociais (Administração, Direito, Economia etc.), Ciências Exatas e Tecnológicas (Engenharias, Física, Matemática, Química etc.) e Ciências Biológicas e da Saúde (Biologia, Farmácia, Medicina etc.).
Mais especificamente, o programa tem como objetivo formar profissionais capacitados a analisar situações de risco ao meio ambiente, além de apontar soluções por meio do desenvolvimento e aplicação de ferramentas e modelos de gestão ambiental. Na Avaliação Trienal 2010-2012 da Capes, o Mestrado Profissional em Gestão Ambiental da Universidade Positivo recebeu nota máxima.
O Mestrado em Gestão Ambiental da Universidade Positivo, com foco nas áreas de Gestão Ambiental, Monitoramento, Modelagem e Controle da Qualidade do Ar, da Água, do Solo e da Conservação da Natureza, responde às necessidades das sociedades paranaense e brasileira por profissionais capazes de analisar e resolver problemas ambientais nos âmbitos regional, nacional e internacional.
O curso tem como objetivo formar profissionais com capacidade de gerenciar, analisar e monitorar o meio ambiente e de propor soluções para os problemas ambientais – uma demanda evidente da sociedade atual, levando em conta a grande preocupação dos órgãos públicos em fazer valer a legislação ambiental.
O Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental da Universidade Positivo oferta cursos de Mestrado Profissional e Mestrado Acadêmico. Ambos conferem títulos equivalentes para o exercício profissional e para o ingresso em cursos de Doutorado. A diferença entre os dois é o foco da dissertação, que no Mestrado Profissional deve ser aplicado, resolvendo ou propondo solução para problemas concretos.
O Mestrado em Gestão Ambiental é dirigido a todos os profissionais interessados em temas ambientais, destacando-se pelo caráter multidisciplinar, com linhas de pesquisa que envolvem as áreas de Ciências Humanas e Sociais, como Administração, Ciências Contábeis, Desenho Industrial, Direito, Economia e Sociologia, Ciências Exatas e Tecnológicas, como Arquitetura, Engenharias, Física, Matemática e Química, e Ciências Biológicas e da Saúde, como Biologia, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Odontologia, Psicologia e Veterinária.
Avaliação da influência antrópica na qualidade ambiental e vice-versa. Caracterização quantitativa e qualitativa dos sistemas e processos socioambientais. Análise e representação dos processos socioambientais por meio de modelos cognitivos e matemáticos.
Projetos associados
Planejamento e desenvolvimento de sistemas de gestão ambiental visando ao desenvolvimento sustentável. Planejamento e implementação de estratégias de conservação dos recursos naturais e da diversidade socioambiental.
Projetos associados
Clique aqui para acessar exemplos de temas de pesquisa por docente para diversas áreas de formação.
Na avaliação trienal 2010-2012 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Mestrado em Gestão Ambiental da Universidade Positivo recebeu a nota 5.
O curso teve início em 2005, sendo o triênio 2007-2009 o primeiro em que teve funcionamento pleno, uma vez que no triênio anterior, 2004-2007, o curso estava em fase de implantação. No primeiro triênio completo em que foi avaliado, 2007-2009, o Mestrado teve sua nota aumentada para 4. O novo aumento, para a nota máxima para cursos profissionais (5) na avaliação 2010-2012, coroa o desempenho excelente do programa.”
A Capes desempenha papel fundamental na expansão e consolidação da Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) em todos os estados da Federação. As atividades da Capes podem ser agrupadas em quatro grandes linhas de ação, cada qual desenvolvida por um conjunto estruturado de programas:
Os programas de Pós-Graduação são agrupados por área de conhecimento, existindo 47 áreas de avaliação na Capes.
O Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental é filiado à área de Ciências Ambientais.
O Sistema de Avaliação da Pós-Graduação foi implantado pela Capes em 1976 e, desde então, cumpre papel de fundamental importância para o desenvolvimento da Pós-Graduação e da Pesquisa Científica e Tecnológica no Brasil. A Avaliação dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu compreende a realização do acompanhamento anual e da avaliação trienal do desempenho de todos os programas e cursos que integram o Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). Os resultados desse processo, expressos pela atribuição trienal de uma nota na escala de 1 a 7, fundamentam a deliberação CNE/MEC sobre quais cursos obterão a renovação de reconhecimento, a vigorar no triênio subsequente.
Antes de iniciar o funcionamento, os programas de Pós-Graduação Stricto Sensu devem submeter proposta para avaliação pela Capes. A nota mínima para o início de funcionamento de um curso de Mestrado é 3, e para cursos de Doutorado é 4.
Os programas que possuem apenas cursos de Mestrado podem atingir a nota máxima (5), sendo as notas 6 e 7 atribuíveis apenas a programas com cursos de Doutorado.
Resolução nº 800 de 08/10/2020 – Estabelece o Regulamento do PPGAMB.
Resolução nº 798 de 05/10/2020 – Estabelece as normas para concessão de bolsas nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Positivo (UP).
Clique aqui e acesse a instrução normativa sobre bolsas PROSUP de incentivo à pesquisa e acesse aqui o termo de solicitação de bolsa.
Clique para ver todas as dissertações do Mestrado em Gestão Ambiental.
Mestrado – Edital de Processo Seletivo (03/12/2020 a 05/03/2021)
Ficha de Inscrição Processo Seletivo 2021
A Comissão do Processo Seletivo de vagas para o 1o Semestre de 2021, para o Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental divulga a lista de candidatos aprovados, a seguir:
Mestrado:
Doutorado:
Conforme prevê o Edital 1.142, de 01/10/2020, os candidatos aprovados deverão realizar matrícula entre os dias 14 e 15/12/2020. Outrossim, informamos que, conforme prevê o Art. 21., enquanto perdurar o período de isolamento social, decorrente da pandemia, as atividades acadêmicas serão realizadas de forma remota, em conformidade com a Portaria MEC no544 de 16/06/2020 e o Plano de Contingência da UP, publicado por meio da Resolução CONSU e CAS no592 de 05/05/2020. A grade horária com as respectivas disciplinas ofertadas no 1o semestre de 2021 será disponibilizada por meio do portal da Universidade Positivo: www.up.edu.br e também será enviada por e-mail a todos os alunos matriculados.
Maiores informações poderão ser obtidas por meio de contato com a Assistente de Coordenação do PPGAMB, Elaine de Nazaré Santa Maria ( e-mail elaine.maria@up.edu.br ou ambiental@up.edu.br).
Clique aqui e acesse o modelo de pré-projeto de dissertação.