A Universidade Positivo oferece dois Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia: o Programa de Mestrado Profissional em Odontologia Clínica, que iniciou suas atividades em 2008 e recebeu nota 5 da Capes no triênio 2013-2016, em uma avaliação cuja escala vai de 1 a 5; e o Programa de Doutorado em Odontologia, acadêmico, aprovado pela Capes em 2013 e que demonstra a maturidade científica dos docentes envolvidos na Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Positivo.
O Mestrado Profissional em Odontologia Clínica da Universidade Positivo, afinado com as influências externas e com a qualidade, é pautado pela associação entre habilidades e competências profissionais e pelo conceito de saúde no contexto social. Dessa forma, o curso visa a desenvolver projetos que propõem a implementação de mudanças estruturais profundas nas ações da área, por meio da compatibilização da pesquisa e da transmissão do saber com as demandas sociais. Essa concepção de ensino, que aponta para a priorização do desenvolvimento da sociedade, apoiado na tecnologia e nas relações entre os homens para o processo educativo, consiste no conceito de qualidade do curso.
Nessa perspectiva, o programa de Mestrado Profissional em Odontologia Clínica da UP prioriza a integração entre as áreas de conhecimento e contempla a formação de profissionais com sensibilidade social consolidada em uma prática clínica integrada e na pesquisa de impacto para transformações sociais no país. De acordo com as recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais para cursos de Graduação em Odontologia (DCN), o perfil a ser alcançado na formação do cirurgião-dentista é o de um profissional com competência técnica, profundo conhecimento das demandas sociais no que se refere à saúde e competência humanística e ética a ponto de ser agente integrante e transformador da realidade.
Portanto, o principal objetivo do curso é capacitar profissionais com qualificação para a prática clínica e para a pesquisa, estruturando-se nas novas tendências da profissão. Além disso, o egresso do Mestrado é um profissional generalista com alta competência técnica, científica e crítica, voltado para o processo multidisciplinar. E, aos que desejam a complementação dessa formação para a prática da docência, o curso oferta disciplinas optativas de Metodologia do Ensino Superior e Estágio Docente.
Assim, se o aluno optar por tal complementação, além de profissional com qualificação diferenciada para a prática clínica e a pesquisa, terá a oportunidade de se capacitar na docência adquirindo o perfil do professor requerido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para Cursos de Graduação em Odontologia, que recomenda a formação do clínico generalista resolutivo e com forte tendência à prevenção e diagnóstico precoce das doenças bucais.
Cirurgiões-dentistas e especialistas ou não da área.
75 créditos (1125h)
20
As linhas de pesquisa a serem desenvolvidas no Programa de Mestrado e Doutorado em Odontologia da Universidade Positivo estão bem fundamentadas e implantadas já há muitos anos na Graduação em Odontologia. Essas linhas são desenvolvidas em dissertações de Mestrado, teses de Doutorado, Trabalhos de Conclusão do Curso (TCCs) e Programas de Iniciação Científica (PICs). Abaixo, as linhas de pesquisa:
Clique aqui para ver.
Mestrado – Edital de Processo Seletivo (03/12/2020 a 05/03/2021)
Ficha de Inscrição Processo Seletivo 2021
Portaria nº 1.236 de 05/10/2020 – Nomeia Comissão de Processo Seletivo para o Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO) da Universidade Positivo (UP).
Clique aqui para ver – Referências para o edital do processo seletivo do mestrado e doutorado em odontologia clínica