A importância dos cursos de Humanas durante a epidemia

*Luciana Cabral Teixeira Doneda, professora da EAD do Câmpus Sede – Ecoville

Para o historiador israelense Yuval Noah Harari, autor de best-sellers como “Sapiens: Uma breve História da humanidade”, a humanidade enfrenta uma crise aguda não apenas por causa do coronavírus, mas também pela falta de confiança entre os seres humanos.

Já na opinião do filósofo francês Edgar Morin, autor de “Os sete saberes necessários à educação do futuro”, a crise que a humanidade está enfrentando vem da extrema especialização do conhecimento e da nossa dificuldade em compreender o outro. A ambiguidade da nossa existência diante da globalização. Apesar dos problemas contemporâneos serem globais e as nações tão interligadas, predomina o individualismo, a incompreensão e, como vemos atualmente, a dificuldade em lidar com a diversidade.

Em um momento em que a humanidade enfrenta um grande desafio, é importante o investimento em cursos na área de Humanas. Letras, Pedagogia, História e Serviço Social são as ‘novas’ Graduações em que vamos refletir sobre o que nos faz humanos, nossa relação com a tecnologia, com a educação, o conhecimento, a diversidade e a desigualdade.

No currículo dessas Graduações, o aluno irá desenvolver habilidades e competências para ser um profissional que valorize o potencial do pensamento e da cidadania para construir um mundo mais humanizado.