Ciências da Investigação Forense

Ideal para quem? 

O curso de pós-graduação em Ciências da Investigação Forense é voltado para profissionais que desejam reconhecer e coletar diferentes tipos de vestígios. Pessoas que querem realizar laudos técnicos em sua respectiva área de formação e que querem adquirir conhecimento nas diversas ferramentas que podem ser utilizadas em uma investigação forense. Graduados de diversas áreas de atuação que tenham o interesse de conhecer as diversas faces de uma investigação forense, além de especialistas e peritos que já atuam na área. Achou interessante? É um curso assim que você precisa? Continue lendo para ver como está o mercado de trabalho desta área. 

 

Como está o mercado de trabalho? 

O mercado de trabalho da área de Investigação Forense é bastante promissor, visto que existe uma grande demanda por profissionais bem qualificados e, além disso, o número de crimes e situações de violência infelizmente não para de crescer no Brasil. As oportunidades de emprego podem ser encontradas principalmente em companhias de polícia, mas os especialistas do ramo atuam também em centros de pesquisa, laboratórios de medicina, escritórios especializados e em instituições de ensino. O mercado está precisando muito de profissionais especializados. E você vai ser um deles. 

 

O que você vai poder fazer? 

  • O aluno que cursar a pós-graduação será capaz de elaborar laudos técnicos.
  • Também poderá reconhecer e coletar vestígios criminais.
  • Vai adquirir conhecimento de diferentes áreas da investigação forense que fornece base para concursos públicos.

 

Quem está apto a fazer o curso? 

  • Podem cursar essa pós, pessoas graduadas nas áreas de Biologia, Odontologia, Direito, Ciências Sociais, Medicina Veterinária e Psicologia.
  • Profissionais que desejam atuar como assistente técnico em sua área de formação ou participar de concursos públicos na área de segurança pública e perícia criminal.

 

Por que escolher a UP? 

  • Na Universidade Positivo, as aulas são ministradas por especialistas, peritos criminais e peritos federais.
  • Esse é o único curso com desenvolvimento de aulas em equipamentos individuais como lupas e microscópios.
  • Nesta pós-graduação da UP você vai realizar visitas técnicas.

Perguntas frequentes Saiba mais

Karine Pinto e Vairo

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná e especialista em Entomologia Médica e Acarologia pela Fundação Oswaldo Cruz (Rio de Janeiro). Possui mestrado e doutorado em Entomologia pela UFPR com ênfase em Entomologia Forense. Atuou conjuntamente com o Instituto de Criminalística do Paraná na análise de vestígios entomológicos coletados em local de morte. 

Ana Aparecida Nogueira Meyer

Ana Aparecida Nogueira Meyer

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (1992) e mestrado em Biologia Celular pela Universidade Federal do Paraná (1996). Atualmente é professora, nível adjunto, da Universidade Positivo, nas áreas de Biologia celular, Histologia e Embriologia. Atua principalmente nos seguintes temas: Histologia e histopatologia de organismos aquáticos e Ciclo reprodutivo de bivalves límnicos. 

Cristiano Quintas 

Delegado (homicídios) da Polícia Civil do Paraná e professor de diversos cursos e da Escola Superior de Polícia Civil. 

Anderson Moura 

Especialista em Tecnologia da Informação. Major do Exército Brasileiro. 

Paulo Akira 

Possui graduação em Engenharia Química pelo Instituto Militar de Engenharia (2004) e especialização em Engenharia de Processamento de Petróleo pela Universidade Petrobras (2007). Atualmente é Perito Federal. 

Joice Malakoski  

Possui mestrado pela Escola de Engenharia de São Carlos – USP (1998). Atualmente é perito oficial do Instituto de Criminalística do Paraná. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Transportes e Segurança do Trabalho, e Fonética Forense. 

Thiago Massuda 

Graduado em Biomedicina (2006) e Mestre em Patologia Experimental pela Universidade Estadual de Londrina (2009) e Especialista em Criminalística pela Universidade de Guarulhos (2011). Atualmente é Perito Oficial da Polícia Científica do Paraná. 

Maria Fernanda da Cruz Caneparo

É bacharel em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) – 2010 – e possui título de Mestre em Entomologia pelo Programa de Pós-graduação em Entomologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – 2013. Atualmente, é doutoranda em Entomologia na UFPR. 

Romeu Cassiano Pucci da Silva 

Possui graduação em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013) e mestrado em Mestrado em Ortodontia pela Faculdade Ingá (2016). Atualmente é professor convidado da especialização em ortodontia – Uningá Porto Alegre. 

Denise Freitas 

Doutora em Botânica na área de Ficologia – Taxonomia e Ecologia Vegetal na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (bolsista CAPES). Mestre em Botânica pela Universidade Federal do Paraná. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Positivo (2006).  

Luiza de Araujo Furiatti 

Advogada e consultora na área ambiental. Graduada em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba (2007), especialista em Direito Ambiental e especialista em Direito Administrativo.  

Membro da comissão de Direito Ambiental da OAB/PR. 

Marianna Maia 

Doutora e Mestre em Ciências Biológicas – Bioquímica pela UFPR. Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela PUC-PR (2004). Atua como Perito Oficial no cargo de Perito Criminal do Estado do Paraná, lotada no Laboratório de Genética Molecular Forense. 

Eduardo Cabrera 

Graduado em Farmácia com habilitação em Análises Clínicas e Toxicológicas pela UEL-PR; Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná; Pós-graduado em Toxicologia pela UEL-PR; Perito Oficial da Polícia Científica; Perito Chefe da Seção de Toxicologia Forense da Polícia Científica do Paraná. 

Mauricio Osvaldo Moura 

Graduação, Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas (Entomologia) pela UFPR. Experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Comunidades. 

Inajar Kurowski 

Graduação em Medicina Veterinária pela UFPR. Mestrado Profissional e Gestão Ambiental pela UP-PR. Perito Criminal do Instituto de Criminalística do Estado do Paraná. Instrutor em cursos nas áreas de Balística Forense, Identificação de Veículos, Criminalística, Fotografia Forense. 

 

Carlos Aznar 

Graduação e Mestrado em Psicologia pela UFPR. Especialista em Saúde da Família/Saúde Coletiva pela PUCPR (2008). Especialista em Saúde Mental, Psicopatologia e Psicanálise pela PUCPR. Perito Criminal do Instituto de Criminalística da Polícia Científica do Paraná. 

Guilherme Izidoro de Oliveira 

Graduação em Design de Produto e em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2015) e especialização em Engenharia da Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2010). 

Karine Pinto e Vairo 

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná e especialista em Entomologia Médica e Acarologia pela Fundação Oswaldo Cruz (Rio de Janeiro). Possui mestrado e doutorado em Entomologia pela Universidade Federal do Paraná com ênfase em Entomologia Forense. 

Encontre outros cursos de Pós-Graduação
Duração 360 horas
De 25 de abril de 2020 a outubro de 2021
Dias e Horários Aulas mensais. Sábado e domingo das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30.
Unidades
  • Curitiba – Ecoville
Investimento e Programa do Curso Clique e veja o investimento Download

Obrigado por se cadastrar!

Para conhecer as disciplinas deste curso, por favor, informe seu: