Cirurgia Torácica Minimamente Invasiva

PÚBLICO-ALVO

Estão aptos a ingressar no curso profissionais da área de Medicina, com residência médica ou torácica com no mínimo dois anos de duração ou formação de cinco anos de experiência nessas áreas; médicos cirurgiões com Especialização e/ou residentes da área de cirurgia torácica.

OBJETIVOS DO CURSO

Atualmente existe uma franca expansão de procedimentos minimamente invasivos. As cirurgias laparoscópicas são consideradas a via de escolha para a maioria dos procedimentos cirúrgicos. Pacientes optam por este tipo de procedimento pois são menos invasivos, mais seguros e com pós-operatório mais rápido. Existem projetos governamentais para a implementação dessa técnica nos setores públicos da saúde.

As competências desenvolvidas no curso irão capacitar o profissional médico a aplicar a cirurgia torácica pela técnica minimamente invasiva; dar ao cirurgião formação médica continuada, abordando os assuntos mais recentes na área de interesse, além de treinar cirurgiões, com noções básicas da técnica de cirurgia torácica minimamente invasiva, em procedimentos mais complexos. O aluno será exaustivamente exposto à cirurgia torácica minimamente invasiva segura e de alto rigor técnico.

O egresso será capaz de realizar e dominar as técnicas de cirurgia torácica por videolaparoscopia, realizar procedimentos de pequena, média e alta complexidade nesta área, se desenvolver como profissional responsável no uso de novas tecnologias e ser reconhecido no mercado conforme desenvolvimento de habilidades específicas.

O curso proporciona orientação e aprendizado de cirurgia torácica minimamente invasiva; divulgação de novas técnicas e avanços cirúrgicos no campo da cirurgia torácica, assim como revisão de conceitos, técnicas tradicionais e as novas técnicas em cirurgia minimamente invasiva e robóticas na área de cirurgia torácica.

José Ribas Milanez de Campos

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Goiás, recebeu o título de Doutor em Medicina (Cirurgia) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Livre-Docente da Disciplina de Cirurgia Torácica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Médico Assistente da Unidade de Cirurgia Torácica do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Marcelo Loureiro

Formado em medicina pela UFPR, residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Nossa Senhora das Graças de Curitiba. Especialização em Cirurgia Laparoscópica na Universidade de Bordeaux, França. Mestrado pela FEMPAR, doutorado em Ciências Médicas pela Universidade de São Paulo. Em 2015 realizou Pós-Doutorado na Universidade de Montpellier na França. É professor do Mestrado em Biotecnologia da Universidade Positivo e coordena o curso de Pós-graduação de Cirurgia Minimamente Invasiva há 15 anos.

Paulo B. Boscardim

Graduado em medicina pela UFPR. Residência médica no Hospital de Clínicas da UFPR em cirurgia geral e cirurgia do aparelho digestivo. Especialização em endoscopia digestiva pelo Centro de Vídeo-Endoscopia Iguaçú - Hospital Sugisawa. Mestre e Doutor em cirurgia pela UFPR. Fellow em cirurgia minimamente invasiva na Universidade de Bordeaux II, França. Professor da pós graduação em cirurgia minimamente invasiva do IJP (Instituto Jacques Perissat) da Universidade Positivo - Curitiba.
1ª Edição
Duração De abril de 2021 a dezembro de 2021.

Período Aulas práticas mensais.
O curso consiste em quatro módulos com duração de duas semanas, uma vez por mês. São dez dias de aulas em EAD – de segunda à quarta-feira – e dois dias de aulas práticas presenciais – sexta e sábado.
1ª Semana – EAD
Aulão de preparação para o módulo
Segunda-feira: 19h30 às 22h
Estudo orientado
Terça-feira a domingo: dinâmica livre
Aulas teóricas gravadas
Terça-feira a domingo: dinâmica livre
2ª Semana – EAD e Presencial
Aulas teóricas gravadas
Segunda-feira a quarta-feira: dinâmica livre
Discussão + Cirurgias ao vivo
Sexta-feira: 08h às 18h
Aulas práticas Hands on
Sábado: 08h às 16h
  • Curitiba – Ecoville
Programa do Curso

Cirurgia Torácica Minimamente Invasiva

Mande sua pergunta preenchendo os campos abaixo. Em breve nós entraremos em contato.