Clínica Analítico Comportamental: Práticas e Recursos Terapêuticos

Ideal para quem? 

Você é médico ou psicólogo e acredita que pode aperfeiçoar sua formação para prestar um atendimento mais completo e efetivo aos seus pacientes? Então você encontrou a especialização ideal.  Neste curso da Universidade Positivo você vai ampliar o repertório de habilidades terapêuticas e aprimorar-se enquanto profissional clínico, aperfeiçoando o manejo nas diferentes etapas do processo terapêutico. Gostou do curso? Então olha só como está o mercado de trabalho para essa área. 

 

Como está o mercado de trabalho? 

O mercado de trabalho exige profissionais cada vez mais capacitados. Nos cursos de graduação, a ênfase se dá na formação teórica sólida, sendo, muitas vezes, insuficiente o tempo de prática empregado na capacitação de manejo clínico do aluno.  O   curso tem o objetivo de preencher essa lacuna na comunidade acadêmica e profissional, permitindo o aperfeiçoamento do manejo clínico para psicólogos e médicos nas diferentes etapas do processo terapêutico. Esse é um mercado que abre ótimas oportunidades para profissionais bem qualificados. E com uma Pós UP no seu currículo, sua carreira vai decolar ainda mais. 

 

O que você vai poder fazer? 

  • Você poderá aplicar conhecimentos dos pressupostos do Behaviorismo radical e suas implicações clínicas.
  • Realizar avaliações (análise funcional) e utilizar de estratégias analítico comportamentais, com base na adequada compreensão do caso.
  • Também irá desenvolver a capacidade de observação e descrição do paciente no decorrer do processo terapêutico.
  • Vai reforçar sua conduta ética e desenvolver o raciocínio clínico e o olhar de pesquisador de sua prática. E poderá propor o delineamento de novas intervenções e aprimoramento das já existentes. 

 

Quem está apto a fazer o curso? 

  • Podem ingressar no curso médicos e psicólogos.

 

Por que escolher a UP? 

  • Porque na Universidade Positivo você encontra uma infraestrutura completa para sua formação, inclusive com espelho unidirecional para treino de habilidades terapêuticas.
  • Aqui você terá supervisão aberta de casos clínicos atendidos no espelho, realizada por supervisor externo de larga experiência clínica e de ensino.
  • Na UP, os professores têm larga experiência em clínica e ensino e todos são mestres ou doutores.
Perguntas frequentes Saiba mais
Yara K. Ingberman 

Yara K. Ingberman 

Psicologia pela PUCPR (1974), mestrado e doutorado em Psicologia Clínica (1990/1999)., Coordenador do Curso de Especialização em Clínica Analítico Comportamental na UP. Experiência na área de docência e aplicação, com ênfase em Terapia Analítico-Comportamental, atuando na formação de terapeutas desde 1994.  Pesquisas na área de Psicologia Clínica sobre formação de terapeutas e processos em psicoterapia. 

Bruno Strapasson

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (2004), mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (2008) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela USP (2013). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal do Paraná.

Fernanada Gutierrez

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (2000), mestrado em Filosofia e Metodologia das Ciências pela UFSCAR (2003) e doutorado em Psicologia Experimental pela PUCSP (2013). Ênfase em História, Teorias e Sistemas em Psicologia e Psicologia Experimental

Helder Gusso

Professor de Psicologia da UFSC. Pesquisador de processos relacionados ao trabalho com Análise do Comportamento nas Organizações. Psicologia organizacional e do trabalho e de análise do comportamento. Doutor e mestre em Psicologia pela UFSC. Especialista em Administração

Denis Zamignani

Doutor em Psicologia Clínica pela USP (2008); Mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento (2001) pela PUCSP. Vice-Coordenador e docente do Programa de Mestrado Profissional em Análise do Comportamento Aplicada, do Núcleo Paradigma de Análise do Comportamento.

Alessandra Villas Boas

Psicologia pela USP (2003), mestrado (2006) e doutorado em Clinica USP (2015), University of Wisconsin-Milwaukee e na University of Washington (Seattle), Certificação de Treinadora em FAP, concedido pela University of Washington (2015). EUA. Docência universitária e experiência clinica.

Regina Christina Wielenska

Psicologia pela PUCSP (1981), mestrado e doutorado (Psicologia Experimental) USP (1989/2002). Áreas de Psicologia Experimental e Clínica, com ênfase nos seguintes temas: prática clínica e supervisão em terapia comportamental, terapia dos transtornos psiquiátricos e relação terapêutica.

Claudia Menegatti

Psicologia pela PUCPR (1992), Mestrado em Psicologia da Infância e da Adolescência pela UFPR (2002) e Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente pela UFPR (2015). Psicóloga Clínica e no Magistério Superior na PUCPR, ênfase em Psicologia da Saúde e Análise Aplicada do Comportamento.

Natália M Fonseca

Graduação em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestrado em Psicologia Clinica pela USP. Atua em clinica como psicoterapeuta e supervisora. Ministra workshops vivenciais de FAP.

Clique aqui para acessar o calendário do curso.

O cronograma de aulas pode sofrer alterações ao longo do curso. Caso tenhamos qualquer mudança de dia de aula, comunicaremos com antecedência o novo calendário.

Turma lotada!
A primeira turma já atingiu a capacidade máxima de alunos. Gostaria de ser avisado sobre a próxima turma?

Turma lotada!
Obrigado por se inscrever!
Logo que a nova turma estiver com as inscrições abertas nós te avisamos.
Veja o valor do curso
Duração 585 horas
De 13 de março de 2020 a dezembro 2021
Período Aulas Quinzenais. Sexta-feira das 19h às 22h30 e sábado das 8h30 às 12h30 e 13h30 às 17h30.
Unidades
  • Curitiba – Ecoville
Programa do Curso

Obrigado por se cadastrar!

Clínica Analítico Comportamental - Práticas e Recursos Terapêuticos

Para conhecer as disciplinas deste curso, por favor, informe seu:

Fale conosco Estamos no
Whatsapp
Encontre outros cursos de Pós-Graduação

Quer saber mais sobre o curso? Estamos aqui para te ajudar!

Mande sua pergunta preenchendo os campos abaixo. Em breve nós entraremos em contato.

Pós-Graduação