Engenharia da Manutenção

Ideal para quem? 

Em um mercado cada vez mais competitivo, as indústrias buscam diversas formas de diminuir seus custos para se manterem no mercado. E uma das maneiras de reduzir custos é através de um setor bem estruturado de manutenção que atue com eficiência tanto na prevenção como na contenção de problemas e imprevistos. Se você quer atuar nessa área, acabou de encontrar o curso ideal. Aqui você vai desenvolver competências para evitar que ocorram problemas durante a produção e otimizar os custos e as operações das empresas. Ou seja, você estará pronto para enfrentar problemas inesperados e aumentar o faturamento com a redução de custos desnecessários. Gostou? Acha que esse curso combina com você? Veja agora as perspectivas do mercado de trabalho nesta área. 

 

Como está o mercado de trabalho? 

O mercado de trabalho está carente de profissionais especializados na área de engenharia da manutenção. Os departamentos de recursos humanos têm uma grande demanda por profissionais que estejam capacitados a implantar e acompanhar de projetos e ferramentas desse setor, fundamentalmente nas organizações industriais de todos os portes. Consegue se ver nesse mercado? Então leia abaixo mais algumas informações sobre o curso. 

 

O que você vai poder fazer? 

  • Administração, planejamento e execução de manutenção em concordância com os sistemas da qualidade, custos e recursos, contribuindo para a redução de custos e gestão mais sustentável.
  • Elaboração de planos de manutenção, a prevenção e identificação de falhas, a análise de modelos e ferramentas para melhorar a eficácia de peças e equipamentos.
  • Garantia do bom funcionamento do maquinário, equipamentos e sistemas de uma indústria, visando a otimização dos processos e dos recursos.

 

Quem está apto a fazer o curso? 

  • Formados em Engenharias, Administração, Produção Industrial, Processos Gerenciais, Economia, Gestão Financeira, Logística e áreas correlatas.
  • Gestores da área de manutenção, operações e produção das empresas.

 

Dinâmica do curso

Cada módulo é concentrado com 30 ou 40 horas de duração (8 presenciais obrigatórias e 3 EAD optativas entre quase 30 possibilidades).

 

Por que escolher a UP? 

  • Porque na Universidade Positivo você vai estudar em um campus com localização privilegiada, no Ecoville.
  • Aqui o curso tem curta duração e pode ser concluído em apenas nove meses.
  • Na UP, você terá aula com profissionais especialistas que carregam muita experiência na área, trazendo a prática para a sala de aula.
Perguntas frequentes Saiba mais
Dario Paixão

Dario Paixão

Coordenador-geral de Pós-graduação e Educação Continuada e Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da UP; MBA em Gestão Educacional; Especialista em Gestão Estratégica de Empresas Globalizadas; Mestre e Doutor em Gestão do Turismo; Avaliador do MEC para cursos de gestão; empresário e consultor nas áreas de Educação e Turismo. 

Regis Blauth

Sócio proprietário da EQP 6 Sigma LTDA, empresa atuante no ramo de consultoria e treinamento empresarial nas áreas da qualidade, produtividade, competitividade, inovação e sustentabilidade.

Carolina Fiúza Parolin

Doutorado em Administração e Turismo pela UNIVALI com extensão internacional na Università degli studi di Pavia (Italy), Mestre em Administração pela Universidade Positivo, MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas -PR/ ISAE e extensão em Gestão de Negócios Internacional pela OHIO University (USA), Bacharel em Turismo pela Universidade Positivo. Atuou em redes hoteleiras internacionais, foi diretora de Inteligência estratégica em empresas de comunicação, mentora e sócia de startups e possui experiência internacional na certificação de hotéis boutique. É consultora empresarial e realiza treinamentos e palestras nas áreas de marketing, gestão de serviços, gestão estratégica empresarial.

Ricardo Blauth

Sócio proprietário da EQP 6 Sigma LTDA, empresa atuante no ramo de consultoria e treinamento empresarial nas áreas da qualidade, produtividade, competitividade, inovação e sustentabilidade.

Gregório Aurélio Suarez

Atuando há 29 anos em Qualidade e Engenharia Industrial, liderou equipes de engenheiros seniores em diversos perímetros e funções, implantando técnicas e sistemas para Melhoria da Qualidade e Produtividade, tais como: APQP, FMEA, ISO 9000, CEP, Ergonomia, Estudo de Tempos, Custo Industrial e Gestão de Fornecedores. Possui experiência na coordenação de projetos, com especialistas e representantes inter-setoriais, no desenvolvimento de Sistemas de Gestão da Qualidade, Gestão de Piso de Fábrica, Controle da Capacidade de Fabricação, Melhoria da Ergonomia e Controle da Montagem de Cabines. Especialista em Planejamento da Qualidade, implementando atividades de Garantia de Qualidade, tais como Plano de Controle, Controle Estatístico de Processos, Metrologia, Medição Tridimensional, e Análise de Problemas. Desenvolveu e ministrou treinamento em Ferramentas e Métodos da Qualidade.

Fernando Gressler

Engenheiro Mecânico com especialização em Qualidade e Produtividade pela Universidade Federal de Santa Maria e mestrando em Engenharia da Produção pela UFPR. Atualmente trabalha na Fundação da UFPR para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Cultura. Tem experiência na área de Engenharia de Produção com ênfase em Gerência de Produção.

Marcos Antonio Rodrigues Massaro

Sócio Administrador e Consultor da Scire Desenvolvimento Gerencial Ltda/ME, que atua no ramo de Consultoria, Capacitação e Desenvolvimento Gerencial, disseminando o Modelo de Excelência da Gestão – MEG. Engenheiro Eletricista Consultor e ex-Gerente da Coordenadoria de Gestão da Distribuição – DIS/CGED da Copel Distribuição S.A. Colaborador voluntário do Movimento Paraná Competitivo desde o ano 2001. Professor colaborador em disciplinas de cursos de especialização latus sensus junto à Universidade Positivo e ao ISAE/FVG de Curitiba. Especialista III – via FNQ ou via Rede QPC, certificado pela Fundação Nacional da Qualidade – FNQ. Atuou como Examinador do PNQ de 2001 a 2016 e MEG 2017, sendo reconhecido como Examinador Sênior Destaque nos anos 2007 e 2012 e como Coordenador Destaque de 2014 a 2016. Atuou também como Instrutor dos cursos de Preparação e Atualização para membros da Banca Examinadora do PNQ entre 2004 a 2017.

Eduardo Luiz Collere Montanari

Engenheiro Mecânico (pós em Administração Industrial e MBA em Gestão Estratégica) atuando há 25 anos no segmento industrial, com ampla vivência em gerenciamento de equipes multifuncionais, entre técnicos e engenheiros. Forte atuação dentro de empresas de grande porte do setor automobilístico. Liderou projeto para implantação de sistema de produção em multinacional alemã de grande porte. Atuação como docente de graduação nos cursos de Administração, Engenharia de Produção e diversos cursos de pós-graduação. Atualmente Head da Qualidade em fábrica do setor automotivo (multinacional alemã, com 90 unidades em 30 países).

Osvaldo Peressute Junior

Possui BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS pela UFPR; Especialização em Controladoria e Finanças pela PUC- PR e em Auditoria pela FAE-PR. Atualmente é Sócio da Pétrea PDE Auditores Independentes. Possui experiências nas áreas Finanças e Gestão Empresarial, com ênfase em Auditoria e Consultoria Empresarial.

Alessandro Sperancetta

Gisele Drumond

Reinaldo Luiz Lunelli

Contador; Sócio fundador da Anexxa Engenharia Corporativa, atuando como consultor de empresas nas áreas contábil e tributária, nos serviços de planejamento tributário, reorganização societária e gestão financeira, além de processos de recuperação de créditos tributários extemporâneos. Palestrante e Gestor Financeiro da Zênite Informação e Consultoria, autor de diversos livros, artigos técnicos e sites de matéria contábil e tributária.

Luciano Carstens

Engenheiro Eletricista com Especialização em Sistemas Elétricos Industriais, Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas, Experiência profissional no Planejamento, Projeto, Manutenção e Gestão de Sistemas de Infraestrutura para sites Críticos, Telecomunicações, Data-Center e Bancos. Também atuou como Engenheiro de Automação e Manutenção Industrial e exerceu a função de Supervisor de Engenharia de Processos, Atualmente é Coordenador da Câmara Técnica de Sustentabilidade do Instituto de Engenharia do Paraná- IEP-PR e trabalha como Diretor de Engenharia da Empresa TREND Consultores Associados.

Curso confirmado
7ª Edição
Encontre outros cursos de Pós-Graduação
Duração 360 horas
De 28 de abril de 2020 a dezembro 2020.
Dias e Horários Aulas Semanais. Terça-feira das 19h às 22h e quinta-feira das 19h às 22h.
Unidades
  • Curitiba – Ecoville
Investimento e Programa do Curso

Obrigado por se cadastrar!

Clique e veja o investimento Engenharia de Manutenção

Para conhecer as disciplinas deste curso, por favor, informe seu: