Estratégias e Ferramentas para a Indústria 4.0

Ideal para quem? 

Você está vendo o setor industrial iniciar uma verdadeira revolução e não quer perder a chance de se destacar nesse novo modelo? Então o curso Estratégias e Ferramentas para a Indústria 4.0 é a melhor escolha. Ao fazer essa pós você estará apto a aplicar ferramentas de engenharia para melhoria de desempenho em sistemas produtivos. Tudo isso utilizando big data e implementando soluções da indústria 4.0: data analysis, machine learning, manufatura aditiva, doe, realidade virtual, design thinking e otimização e simulação de sistemas. E aí? Você tem este perfil? Então olha só como está o mercado de trabalho nesta área. 

 

Como está o mercado de trabalho? 

Se você reparar bem vai perceber que o setor industrial está passando por uma profunda mudança e está carente de profissionais que estejam aptos a conduzir esta transformação. Nesta linha, ao final do curso, você estará preparado para compreender e aplicar as mais importantes ferramentas utilizadas na Indústria 4.0, tornando-se um profissional cobiçado e disputado pelas empresas. Como você viu, o mercado está bem favorável para esse segmento, não é mesmo? 

 

O que você vai poder fazer? 

  • Agir de forma proativa e empreendedora, promovendo um ambiente inovador através de ferramentas de gestão.
  • Aplicar técnicas de machine learning, IA, automação, otimização, simulação computacional e IoT para projetar processos e sistemas industriais.
  • Tomar decisões conscientes e racionais através da manipulação de grandes dados (Big Data).
  • Utilizar ferramentas de Design Thinking para desenvolver novos produtos e processos.
  • Utilizar sistemas de realidade virtual e aumentada para desenvolver sistemas de manutenção preditiva e detectiva.

 

Quem está apto a fazer o curso? 

  • Para ingressar nesta pós-graduação, não há pré-requisito. Entretanto, o curso será melhor aproveitado por engenheiros, técnicos e profissionais acostumados a um ambiente industrial.

 

Por que escolher a UP? 

  • Porque na Universidade Positivo o curso tem abordagem na aplicação prática e imediata das ferramentas de indústria 4.0.
  • Aqui você terá a utilização intensiva de softwares abertos nos módulos, poupando custos com treinamento de funcionários e compra de licenças de softwares comerciais.
  • E ainda poderá aproveitar parcerias com empresas de renome da região por meio da Universidade, promovendo networking e intercâmbio de ideias. 

Perguntas frequentes Saiba mais

Marcus Oliveira Filho 

Engenheiro mecânico (UFPR), mestre em Eng. De Recursos Hídricos e Ambiental (UFPR) e doutor em Eng. Mecânica (UFPR). Professor e coordenador da UP. Atua também como empreendedor e palestrante. Tem experiência nas áreas de simulação computacional, inovação e sustentabilidade, mecânica estrutural e inteligência artificial. 

Guilherme Schünemann 

Engenheiro eletricista – eletrotécnica (UFPR), mestre em Eng. De Produção (UFPR) e doutor em Eng. Elétrica – telecomunicações (UFPR). Professor de graduação e pós-graduação na UP. Atua também como empreendedor e palestrante. Tem experiência nas áreas de análise de dados, sistemas de potência, telecomunicações, métodos de otimização, planejamento de experimentos e fenômenos de transporte. 

Marcus Oliveira Filho 

Eng. mecânico (UFPR), mestre em Eng. De Recursos Hídricos e Ambiental (UFPR) e doutor em Eng. Mecânica (UFPR). Professor e coordenador da UP. Atua também como empreendedor e palestrante. Tem experiência nas áreas de simulação computacional, inovação e sustentabilidade, mecânica estrutural e IA. 

Guilherme Schünemann 

Eng. eletricista (UFPR), mestre em Eng. De Produção (UFPR) e doutor em Eng. Elétrica (UFPR). Professor na UP. Atua também como empreendedor e palestrante. Tem experiência nas áreas de análise de dados, IA, telecomunicação, métodos de otimização, planejamento do experimento e fenômenos de transporte. 

João Silva 

Estatístico (UFPR) e mestre em Eng. Elétrica (UFPR). Professor adjunto da UP. Tem experiência na área de Métodos numéricos e inteligência artificial aplicados a telecomunicações e elétrica. Estatística espacial e algoritmos de geoprocessamento. Estatística multivariada e reconhecimento de padrões. 

Mário Coseglio 

Eng. Mecânico, mestre em Eng. De Materiais, PhD em Eng. Metalúrgica e de Materiais (Universidade Birmingham). Acumula mais de 15 anos de experiência na manufatura de itens plásticos e metálicos. Acompanha os avanços tecnológicos e tendências da impressão 3D no contexto da indústria 4.0. 

Eduardo Alberti 

Engenheiro de Computação (UP), doutorando e Mestre em Eng. Elétrica e Informática Industrial (UTFPR). Professor de Eng. De Computação, Eng. Elétrica e Ciência da Computação na UP. Atua nas áreas de Eng. De Reabilitação, Informática Educacional, Arquitetura de Computadores e Sistemas Embarcados. 

Kássio Cabral 

Graduação em Engenharia de Produção (PUC-PR). Mestrado em Engenharia Mecânica na área de Desenvolvimento de Produtos (UTFPR). Doutorando em Engenharia de Produção (PUC-PR). Desenvolve pesquisas nas áreas: Indústria 4.0 e Product Lifecycle Management. Tem experiência na área de Desenvolvimento de Produtos 

Fábio Ricardo 

Eng. Eletricista, Esp. Des. Gerencial, MBA Gestão Empresarial, Mestrado Des. Tecnologia, doutorando Adm, 25 anos exp. na área de manutenção comercial/industrial e Facilities Service, 20 anos docência, disciplinas área elétrica, empreendedorismo, realidade virtual, análise multicritério, psc. 

Luis Susin 

Eng. De Controle e Automação (PUCPR). Tecnólogo em Automação Industrial (UTFPR). Esp. Em Lean Six Sigma (Black Belt, PUCPR). Atua desde 2008 no ramo de automação industrial, desenvolvendo projetos de painéis para indústria alimentícia, cosméticos, gráfica e automotiva. 

Encontre outros cursos de Pós-Graduação
Duração 360 horas
De 31 de março de 2020 a dezembro 2020
Dias e Horários Aulas Semanais. Segundas-feiras 19h às 22h30, Quintas-feiras, 19h às 22h30
Unidades
  • Curitiba – Ecoville
Investimento e Programa do Curso Clique e veja o investimento Matriz Curricular

Obrigado por se cadastrar!

Para conhecer as disciplinas deste curso, por favor, informe seu: