Nefrologia e Urologia em Animais de Companhia

Ideal para quem? 

O curso de especialização em Nefrologia e Urologia de Animais de Companhia é ideal para você que deseja ter raciocínio lógico, crítico, de observação, de interpretação e análise de dados e informações para identificação e resolução de problemas, considerando aspectos econômicos, sociais e ambientais com ética e visão humanística. E aí? Você tem este perfil? Então olha só como está o mercado de trabalho nesta área. 

 

Como está o mercado de trabalho? 

Hoje em dia, o mercado de pets, exige do médico veterinário o conhecimento cada vez mais verticalizado. Com isso, está se abrindo um novo horizonte dentro da Medicina Veterinária: as especializações em sub-áreas da medicina. Este curso de especialização vai oferecer conhecimento nas áreas de clínico e cirúrgico do trato urinário de animais de companhia, ou seja, Nefrologia e Urologia Veterinária. Como você viu, o mercado está bem favorável para esse segmento, não é mesmo? 

 

O que você vai poder fazer? 

  • Vai conhecer anatomia e fisiologia do trato urinário, semiologia e patologia do trato urinário exames complementares diagnósticos, técnicas terapêuticas ambulatoriais, hospitalares e cirúrgicas.
  • Reconhecer as doenças, traçar planos diagnósticos e elaborar condutas terapêuticas clínicas e cirúrgicas bem como o prognóstico para cada paciente em atendimento. 
  • Ser proativo e adaptável, capaz de entender as necessidades do paciente e de aplicar seu conhecimento em prol da saúde e bem estar do paciente e de sua família ou tutores.

 

Quem está apto a fazer o curso? 

  • Podem ingressar no curso profissionais graduados em medicina veterinária
  • Clínica e Cirurgia de Animais de Companhia.

 

Por que escolher a UP? 

  • Porque na Universidade Positivo você conclui o curso em apenas 18 meses. 
  • Aqui você tem aulas práticas em rotina hospitalar.
  • Na UP, você conta com infra-estrutura para a realização das aulas práticas como sala de diálise, internamento, centro cirúrgico experimental com alta tecnologia.

Perguntas frequentes Saiba mais

Patricia Regina Edmann Mosko

Graduação em Medicina Veterinária pela UFPR. Pós-Graduação em Clínica Médica de Animais de Companhia pela PUCPR. Mestrado em Ciência Animal pela PUCPR. Doutora em Saúde, Tecnologia e Produção Animal Integrada da PUCPR. Professora do Curso de Graduação em Medicina Veterinária da Universidade Positivo. Sócia-Proprietária da Nefros – Serviço especializado em doenças do trato urinário de cães e gatos. Responsável pelo Serviço de Nefro e Urologia Veterinária dos Hospitais Clinivet e HVB em Curitiba. 

Thiago Salvati Rodrigues Barbosa

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná Pós-Graduado em Nefrologia e Urologia de Pequenos Animais pela Universidade Positivo Trabalhou na Nefros – Serviço Especializado em Doença do Trato Urinário de Animais de Companhia em Curitiba de 2017-2019 Diretor clínico e Sócio proprietário da Baby Dog – Clínica Veterinária em Foz do Iguaçu.  
 

Thaís Andrade Costa Casagrande

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná (2004), especialização em forma de residência pela PUCPR em clínica médica e cirúrgica de animais de companhia (2006), e doutorado em Ciências pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia – Universidade de São Paulo (2010), com ênfase em cirurgia veterinária. Atualmente é professor do curso de mestrado profissional em Biotecnologia industrial na Universidade Positivo e Professora de anatomofisiologia e fisiologia humana do curso de Biomedicina. É responsável técnica pelo biotério e centro cirúrgico experimental da UP. Coordenadora do comitê de ética para uso de animais em pesquisa. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica Cirúrgica Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: oncologia veterinária, clínica e cirurgia de pequenos animais, cirurgia experimental. 

Ana Letícia de Souza 

 Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná (2002), residência em clínica e cirurgia de animais de companhia pela PUC-PR, mestrado e doutorado em Cirurgia Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005 e 2009).   

 

Rebeca Bacchi Villanova        

Graduação em Medicina Veterinária pela PUCPR. Residência em Clínica Médica e Cirúrgica de Animais de Companhia – PUCPR. Especialização em Odontologia Veterinária pela Anclivepa-SP (2010). Mestrado em Ciências Veterinárias pela UFPR. Doutorado na área de odontologia na PUCPR.            

Sabrina Rodigheri       

Possui graduação em Medicina Veterinária pela UFPR/Curitiba, residência em Clínica Médica e Cirúrgica de Animais de Companhia pela PUCPR, mestrado e doutorado em Cirurgia Veterinária, com ênfase em Oncologia Veterinária, pela UNESP/Jaboticabal.   

  

Letícia Alves

Formada pela Universidade Tuiuti do Para. Internship em aperfeiçoamento em endoscopia e procedimentos minimamente invasivos no Animal Care and Surgical Hospital. Curso de Especialização em Nefrologia e Urologia da Universidade Positivo.        

Denise Oliveira

Formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Curso de Especialização em Dermatologia Veterinária. Médica veterinária no Hospital veterinário Clinivet. 

Marlos G. Sousa         

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Tocantins e residência em Clínica Médica de Pequenos Animais pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Jaboticabal. Cursou mestrado e doutorado em Medicina Veterinária (Clínica Médica) na Unesp-Jaboticabal.     

Thais Casagrande       

Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná (2004), especialização em forma de residência pela PUCPR em clínica médica e cirúrgica de animais de companhia (2006), e doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (2010), com ênfase em cirurgia veterinária.     

José Ademar Villanova Jr       

Graduação em Medicina Veterinária pela PUC-PR. Residência em Clínica Médica e Cirúrgica em Animais de Companhia. Mestrado em Cirurgia Veterinária pela UNESP-JABOTICABAL. Doutorado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (2013).             

Luciano Schineider      

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Goiás, Especialização em Nefrologia e Urologia pela Faculdade Anclivepa – SP. Mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Goiás e Doutorado em Patologia Clínica Cirúrgica pela Universidade Federal de Goiás.        

Juliany G. Quitzan      

Possui graduação em Medicina Veterinária pela FMVZ- UNESP – Botucatu (1999) e Residência em Cirurgia de Pequenos Animais (2002), realizada na mesma instituição. Concluiu o Mestrado e Doutorado em Bases Gerais da Cirurgia (ênfase em Urologia), pela Faculdade de Medicina – UNESP – Botucatu.     

Ananda Portella Felix             

Zootecnista, formada pela UNESP/Ilha Solteira (2008), Mestre (2009) e Doutora (2011) em Ciências Veterinárias, área de concentração em produção animal, pela Universidade Federal do Paraná – UFPR.   

Fernanda C. Chacar     

Médica Veterinária graduada pela UENF; Residência em Clínica Médica de Pequenos Animais pela FMVZ/UNESP-Botucatu; Especialização em Medicina de Felinos pela ANCLIVEPA-SP; Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-graduação da USP; Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação da USP.   

Leonardo Gaspareto   

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria, residência em Clínica Médica de Pequenos Animais e mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Paraná (2017).

Maria Alessandra Martin Del Barrio             

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade de São Paulo (1996). Mestrado em Clínica Veterinária pela Universidade de São Paulo (2003). Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais, particularmente com a espécie felina.            

Pryscilla Tatiana Chafun        

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Lavras, residência em Clínica de Pequenos Animais pela UFMG, mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutorado em Ciência Animal pela UFMG. Pósdoutorado pela Universidade Federal de Lavras.       

Fabiano Braz   

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, da UNESP, Campus Botucatu e Residência em Cirurgia de Pequenos Animais, pela mesma Universidade. Obteve o título de mestre em Biotecnologia Animal UNESP Botucatu.              

Marcia Mery Kogika   

Graduação em Medicina Veterinária pela USP, Mestrado em Patologia Experimental e Comparada pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (1990), doutorado em Clínica Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo.   

Amalia Turner             

Doutora pelo programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias da UFPR. Mestre em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Paraná. Possui especialização em Cardiologia Veterinária pela ANCLIVEPA – SP e especialização em Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais pela EQUALIS.        

Franz N. Yoshithoshi   

Graduação em Medicina Veterinária pela UFPR. Pós-Graduação em Clínica Médica de Animais de Companhia pela PUCPR. Mestrado em Ciência Animal pela PUCPR. Doutora pelo programa de Saúde, Tecnologia e Produção Animal Integrada da PUCPR.              

  

Andressa Cristina de Sousa    

Possui Mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Paraná na área de Diagnóstico por Imagem com ênfase em ultrassonografia abdominal de primatas não humanos, Curso de Especialização em Diagnóstico por Imagem e graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná.  

Thiago Salvati             

Formado Pela Universidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Nefrologia e Urologia de Animais de Companhia – UP. Diretor Clínico e Sócio Proprietário do Hospital Veterinário Baby Cão – Centro de Especialidades.      

Leandro Crivellenti     

Médico Veterinário graduado pela UFU (MG). Residência em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais pela Universidade de Franca (SP). Mestre em Medicina Veterinária pela UNESP-Jaboticabal. Doutorado em Medicina Veterinária pela UNESP- campus de Jaboticabal, SP.  

Natália Ramos 

Graduação em Medicina Veterinária pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Residência na área de Clínica Médica de Pequenos animais na mesma instituição. Mestrado voltado à nefrologia na PUC-PR. Especialização em Nefrologia e Urologia de Animais de Companhia.             

Tatiana G. Nerone      

Graduação em Medicina Veterinária pela UFPR. Residência em Anestesiologia Veterinária pela PUCPR e UNESP- Botucatu. Aperfeiçoamento em Dor e Medicina Veterinária Paliativa pelo Instituto Bioethicus-Botucatu. Mestre em anestesiologia pela UNESP– Botucatu.  

Taise Fuchs     

Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná – Campus Palotina (2008). Especialização na forma de Residência em Anestesiologia Veterinária pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2009 e 2010). Mestre em Biotecnologia Industrial pela Universidade Positivo. 

Patricia E. Mosko 

Graduação em Medicina Veterinária pela UFPR. Pós-Graduação em Clínica Médica de Animais de Companhia pela PUCPR. Mestrado em Ciência Animal pela PUCPR. Doutora pelo programa de Saúde, Tecnologia e Produção Animal Integrada da PUCPR.             

Encontre outros cursos de Pós-Graduação
Duração 430 horas.
De 3 de abril de 2020 a agosto de 2021.
Dias e Horários Aulas mensais. Sextas-feiras e sábados das 8h30 às 12h30 e 13h30 às 17h30.
Unidades
  • Curitiba – Ecoville
Investimento e Programa do Curso Clique e veja o investimento Download

Obrigado por se cadastrar!

Para conhecer as disciplinas deste curso, por favor, informe seu: