Perguntas Frequentes

Abaixo, estão relacionadas as principais dúvidas sobre o processo de matrícula de um curso. Você também pode acessar o edital de matrícula, onde estão todas as informações sobre o processo de ingresso na Pós-Graduação.

Perguntas Frequentes

  1. . Onde obter informações sobre os cursos?

    Se quiser mais informações sobre o curso de Pós-Graduação de interesse, por favor, entre em contato com nossos canais:

    E-mail: informacoespos@up.edu.br ou queroseraluno@up.edu.br  (respostas em até 48h)

    WhatsApp: (41) 9 9981-0224

    Telefone: (41) 3068-7800

    Segunda a sexta-feira: das 8h às 20h | Sábado: das 8h às 14h

  2. . Qual a carga horária e a duração dos cursos?

    A carga horária mínima da Pós-Graduação é de 360 horas-aula. No entanto, sugerimos obter informações mais específicas sobre o assunto na página de cada curso, pois pode variar de acordo com a modalidade e o curso.

  3. . Os cursos de Pós-Graduação são reconhecidos pelo MEC?

    Sim. Esta Instituição de Ensino Superior está registrada no MEC (Ministério da Educação e Cultura) sob o número 1042, e recredenciada pela Portaria nº 169 com data de publicação no Diário Oficial em 03/02/2017. Os certificados da Universidade Positivo são reconhecidos nacionalmente e todos os cursos seguem a Resolução n° 1 de 6 de abril de 2018, do Conselho Nacional de Educação.

  4. . Estou no último ano da Graduação. Posso iniciar a Pós?

    Não. No início das aulas da Pós-Graduação, o aluno obrigatoriamente precisa comprovar a conclusão da Graduação, por meio de diploma ou declaração de conclusão e histórico escolar.

  5. . Posso realizar transferência de curso?

    Sim, mas somente transferência interna, ou seja, realizar transferência entre os cursos presenciais de Pós-Graduação da Universidade Positivo. A solicitação deverá ser realizada na Central de Atendimento de sua unidade antes do início das aulas e será avaliada e deferida pelo coordenador do curso que deseja ingressar.

  6. . Meu curso de Graduação é compatível com o curso de Pós-Graduação escolhido?

    Depende. Muitos cursos de Pós-Graduação são específicos para determinadas áreas. Sugerimos obter informações na página de cada curso, no item Quem está apto a fazer o curso?

    Em caso de dúvidas, entre em contato por meio de nossos canais de comunicação.

    E-mail: informacoespos@up.edu.br

    WhatsApp: (41) 9 9981-0224

    Telefone: (41) 3068-7800

  7. . Cursos técnicos ou tecnólogos são aceitos como formação para cursar a Pós-Graduação?

    Cursos técnicos de nível pós-médio não são aceitos, pois tratam-se de cursos de nível médio (Ensino Médio), mas os Cursos Superiores de Tecnologia (Tecnólogos) sim, pois são cursos de graduação tecnológica.

  8. . Qual a data de início dos cursos em 2020?

    Na página de cada curso, você encontra informações sobre as datas de início das aulas. Porém, cada aluno receberá o cronograma inicial e o local para o qual deve dirigir-se na primeira aula após a confirmação do curso.

  9. . Existem descontos para a Pós-Graduação?

    Sim. Veja na Resolução de Política de Desconto da Universidade Positivo todos os descontos concedidos: clique aqui.

  10. . Minha empresa tem convênio com a Universidade Positivo?

    Você pode consultar se sua empresa é conveniada ou associada à Universidade Positivo acessando up.edu.br/convenio-desconto ou por meio do e-mail posup@up.edu.br.

  11. . Quando vou pagar a primeira mensalidade?

    No ato do pagamento da matrícula. A primeira mensalidade equivale à sua matrícula. O plano de pagamento inicia em abril, isso é, na matrícula, você está realizando o pagamento da mensalidade do mês de abril.

  12. . Fiz a matrícula e quero desistir do curso. Tenho direito à restituição de valores investidos?

    Sim, conforme regras a seguir:

    – Se a solicitação de cancelamento acontecer até 7 dias antes do início das aulas, o aluno recebe restituição de 90% do valor pago até o momento;

    – Se a solicitação de cancelamento acontecer até 6 dias antes do início das aulas, não há direito a restituição;

    – Se a solicitação de cancelamento acontecer após o início das aulas, será aplicada ao aluno multa de 10% (dez por cento) do valor líquido restante da dívida do curso;

    – A solicitação deve ser feita formalmente na Central de Atendimento da Pós-Graduação de sua unidade.

  13. . Eu recebo o valor investido se o curso escolhido for cancelado pela Universidade Positivo?

    Sim. Haverá devolução integral do valor investido.