CFO UP-IBEF

Programa de desenvolvimento de profissionais da área de finanças de empresas

A economia global está em evolução constante e exige que as pessoas, que dão vida e promovem o desenvolvimento das organizações, estejam preparadas para agir de forma responsável e sustentável. O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF é uma instituição sem fins lucrativos, que congrega executivos de finanças dos vários segmentos da atividade econômica do Paraná: indústria, comércio, consultorias, empresas de serviços, auditorias, instituições financeiras (bancárias e não bancárias) e instituições governamentais. O IBEF promove a capacitação dos profissionais financeiros estratégicos da atualidade e, através do programa de desenvolvimento CFO UP-IBEF, investe para se tornar referência na preparação de executivos de altíssimo nível, contribuindo de forma positiva e definitiva para que os egressos do programa adotem, em suas organizações, práticas responsáveis que gerem desenvolvimento social, empresarial e econômico. O resultado de tudo isso é a geração de profissionais éticos, social e ambientalmente responsáveis, capazes de liderar pessoas e organizações de forma sustentável.

 

Objetivos

O programa fornece aos participantes a compreensão completa das ferramentas e conceitos da teoria financeira moderna, combinando prática e rigor acadêmico. O programa aspira capacitar o profissional de finanças em temas específicos da área, desde os fundamentais até os mais avançados, que possam ajudar na condução estratégica das organizações, trazendo um viés de pessoas como impulsionadoras de ações e potencializadoras de resultados, preenchendo a lacuna de formação especializada em finanças de empresas, adequada ao momento de desenvolvimento e de atuação profissional do aluno.

 

Resultados esperados: 

  • Entender como as empresas tomam decisões importantes de investimento, de financiamento e como distribuem seus resultados obtidos
  • Integrar o ambiente interno e externo da organização e interagir com as diversas partes interessadas, difundindo informações financeiras relevantes
  • Entender a empresa pela perspectiva financeira e avaliar sua atuação no ambiente socioeconômico
  • Propor melhorias com ações financeiras que agreguem resultados à estratégia da empresa
  • Desenvolver profissionais humanos, responsáveis, com pensamento crítico, capazes de promover um impacto socioeconômico positivo com habilidade de transformar o ambiente, a sociedade e a economia enfatizando a importância estratégica das ações individuais e coletivas
  • Aumentar a habilidade de prever, mensurar e monitorar o desempenho financeiro e econômico das empresas

 

Público-alvo:

O curso CFO é recomendado para profissionais:

  • Que desejem fortalecer suas habilidades de execução de atividades específicas do campo das finanças de empresas
  • Que desejem fortalecer sua atuação em liderança e habilidades de gerenciamento financeiro
  • Com experiência e vivência na área financeira e que desejem fortalecer sua atuação em estratégia.
  • Profissionais de média gerência que busquem chegar à alta gestão e/ ou estejam em linha de sucessão de alta direção, em busca de atualização e reforço, conceitual e objetivo, em finanças corporativas
  • Executivos que queiram fazer a transição para atividades de consultoria e assessoria à empresas e empreendedores, e profissionais seniores, sendo alçados à participação em conselhos de administração de companhias
  • Profissionais com formação em Administração Financeira, Contabilidade, Controladoria, Economia e Engenharia estariam mais aptos a cursar este curso de formação financeira.

 

 

Disciplinas:

1 – Decisão e planejamento tributário

2 – Gestão de risco corporativo

3 – Derivativos, opções e futuros

4 – Decisões estratégicas de financiamento

5 – Governança corporativa e conflitos de agência

6 – Indicadores econômicos e financeiros

7 – Fusões, aquisições e o controle da empresa

8 – Processo decisório e decisões de investimento

9 – Valuation

10 – Apresentação, ambientação e trabalho de perspectivas

Descontos:

30% de desconto para alunos ou ex-alunos da UP (Universidade Positivo)  – desconto automático pelo CPF do candidato, direto no formulário de matricula

10% de desconto para associados do IBEF/PR – antes de realizar sua matrícula, entre em contato com o IBEF, através do e-mail gilsimara.lima@ibefpr.com.br, e solicite seu voucher de desconto (use este voucher para preenchimento no campo apropriado, no formulário de matrícula)

Se não for associado ao IBEF/PR, alunos do Programa CFO UP-IBEF, tem como benefício a isenção da anuidade do ano de 2020 – entre em contato com o IBEF, através do e-mail gilsimara.lima@ibefpr.com.br, para obter mais informações sobre esta associação

 Perfil do Candidato:

Após realizar sua matrícula, responda as questões a seguir e envie para: mpitta@positivo.com.br

  1. Qual a sua formação acadêmica? (citar principal Graduação e Pós-Graduação)
  2. Cite as três últimas experiências profissionais (empresa, cargo e período).
  3. Cite de forma resumida o principal projeto (desafio) em cada experiência profissional citada acima.
  4. Qual a sua principal expectativa no curso de Formação CFO?
  • Mestre
  • Coordenador de CFO UP-IBEF – UP Skills

Alexandre Martins é Sócio Diretor da KPMG, responsável pela prática de Risk Consulting na região Sul. É graduado em Ciência da Computação pela UFRGS. Possui 18 anos experiência na prestação de serviços profissionais de consultoria em estruturação e implantação de processos de Gestão de Riscos, Auditoria Interna, Compliance e Controles Internos em empresas nacionais e multinacionais dos mais variados setores econômicos. Experiências anteriores: Arthur Andersen e Deloitte, nas áreas de Risk Consulting.

Carlos Alberto Ercolin é Administrador, com MBA e Mestrado em Finanças pela FEA-USP, atualmente cursa o Doutorado na Argentina com o tema em Governança Corporativa. Membro de Conselhos de Administração e Fiscal, é Conselheiro Consultivo do PMI-PR. Professor convidado em cursos de pós-graduação no Brasil, Argentina e Caribe. É um dos coordenadores do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) – Capítulo Paraná. É também fundador e diretor da ANEFAC-PR, e membro do IBGC, CRA-SP e IBEF. Autor de diversos livros e artigos sobre temas de economia, finanças e governança corporativa. Coautor do livro de Governança Corporativa dos MBA da FGV.

Jonathas Gabardo ingressou na PwC Brasil em 1992 e atua como sócio das áreas de consultoria tributária e societária desde 2007. É sócio atuante no escritório de SP, líder Brasil da área de Comércio Exterior e representante da área de impostos indiretos da PwC Brasil no Global Strategy Council da PwC Global. Jonathas atua também como sócio líder da área de Human Capital do Tax Brasil. Formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Paraná, possui MBA em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas e cursos de extensão pela London Business School e INSEAD Business School. Possui extensa experiência na realização de projetos de consultoria tributária envolvendo tributos diretos e indiretos, reestruturações societárias, planejamentos tributários e fusões e aquisições. Atua como palestrante em eventos internos/externos sobre temas tributários e como professor de cursos de Pós-Graduação na área tributária. Foi Presidente dos Comitês de Legislação Fiscal do IBEF/PR e da Amcham-Curitiba e atuou como Conselheiro da Amcham-Curitiba.

Leonardo Delbis é Engenheiro Metalurgista e de Materiais com Pós-Graduação em Finanças pela UFMG. Mestrando em Economia – ênfase Finanças na FGV/EESP. Possui certificação ICSS – Instituto de Certificação dos Profissionais de Seguridade Social; BM&F-Bovespa Finanças: Renda fixa e New York Institute of Finance NYIF – Fixed Income. Trabalhou na Arcelor – Metz/France e foi engenheiro pesquisador na Acesita S/A e FIAT Automóveis. Atualmente é Gerente de Tesouraria no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais – BDMG S/A. É membro efetivo do Comitê de Crédito BDMG S/A, membro efetivo do Comitê de investimentos da DESBAN (plano de Previdência dos funcionários do BDMG) e membro da Comissão de Meios e Arranjos de Pagamentos na Associação Brasileira de Bancos – ABBC.

Lucas Lautert Dezordi possui graduação em Ciências Econômicas pela UFPR (1999) e Mestrado (2004) e doutorado (2010) em Desenvolvimento Econômico pela UFPR. Atualmente, é Professor Titular do curso de Ciências Econômicas da Universidade Positivo. Tem experiência na área de Macroeconomia, com ênfase em Teoria Monetária e Financeira e Econometria, atuando principalmente nos seguintes temas: política monetária e fiscal, teoria pós-keynesiana e econometria.

Luís Gustavo Budziak é Mestre em Administração pela Universidade Positivo e Especialista em Contabilidade e Finanças (UFPR). Graduado em Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (UFPR). Realizou curso de extensão em Negócios Internacionais (UCI – Universidade da Califórnia Irvine). É conselheiro fiscal da SPVS e do LIFE e membro do TMA (Turnaround Management Association) e do IBEF-PR. Sócio da Valuup, onde atua como gestor executivo na área de finanças corporativas, Liderança de processo de reestruturação (turnaround) de empresas com base em modelos econômico-financeiros. É especialista em melhorias de performance econômico-financeira com base em modelos econômicos de decisão (Valuation) e coordena processos de compra e venda de empresas (M&A). Desde 2000 atua como gestor na área de Finanças Corporativas. Foi Vice-Presidente e CFO da Peninsulpar para o Mercosul e atuou como head de consultoria financeira na BDO e KPMG. Atuou em diversos processos de avaliação econômico-financeira para as empresas nos segmentos de energia e agronegócios. Desenvolveu, também, trabalhos estratégicos especiais para diversas empresas dos setores de metalomecânico, automotivo, agronegócios e fundo de previdência. Atualmente é professor de Valuation e Finanças Corporativas dos programas de MBA da Universidade Positivo.

Luiz Henrique Andrade Nassar é bacharel em Direito, Especialização em Negócios e Mestrado em Economia pela UFPR. É membro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PR), da Comissão “Direito Empresarial Moderno”, instituída pelo Núcleo de Estudos de Direito Comercial vinculado ao Curso de Pós-Graduação da Faculdade de Direito da UFPR, da Comissão de Jovens Arbitralistas da Câmara de Arbitragem da Associação Comercial do Paraná e da Comissão de Direito Empresarial da OAB/PR.

Rudi Birgman é Bacharel em Administração de Empresas pela FESP com MBA Gestão de Negócios pelo IBMEC. Mestrando em Tecnologias Emergentes para a Educação pela MUST University (EUA). Membro do projeto Family Business desenvolvido pela EBS/IBMEC, em Curitiba. Certificado ETALENT na metodologia DISC (nível avançado). Trinta e oito anos de experiência profissional em funções operacionais e executivas em empresas multinacionais como Embratel, Dalkia (Veolia/Accor) e Hit Communications nas áreas de Telecomunicações, Facilities Management e Energy Management. Trabalhou como Head Hunter na De Bernt Entschev Human Capital e atualmente é professor nos cursos de Pós-graduação e cursos in company na Universidade Positivo. Como consultor, desenvolve projetos nas áreas de gestão, liderança e planejamento. É coautor dos livros Ser Mais em Vendas e Ser Mais Inovador em RH. É avaliador do prêmio estagiário destaque, promovido anualmente pelo SENAI em parceria com a FIEP.

Tiago Gonçalves é graduado em Administração pela Fundação Armando Alvares Penteado, com MBA em Finanças pelo IBMEC, possui 13 anos de experiência no mercado financeiro em bancos de primeira linha, atuando na mesa de operações financeiras como trader, sendo responsável pelas estratégias de derivativos, operações internacionais, câmbio e trade finance, nos Bancos Itaú, ABC Brasil, Citibank e atualmente no Votorantim.

Marco Aurélio Pitta

Especialista em Contabilidade e Controladoria pela UEL (2004). Possui Graduação em Ciências Contábeis pela UEL (2003) e Pós-Graduação em MBA em Gestão Empresarial pela UNIFIL (2008). MBA em Gestão Tributária pela Live University Febracorp (2016). Mestrando em Administração pela Universidade Positivo (2019). Coordenador e professor dos programas de MBA da Universidade Positivo, atuando nas áreas Tributária, de Contabilidade e Controladoria. Atuou como perito contábil pela Justiça Federal de 2004 a 2008. Possui vasta experiência no ambiente corporativo de grandes empresas, atuando na liderança e gestão de equipes nas áreas financeira, de controladoria, contabilidade e planejamento tributário. Como Controller participou de vários projetos de reestruturação societária, IPO, M&A, Due Diligence e implantação de IFRS e CPCs.

Curso confirmado
Veja o valor do curso
Duração 160 horas
Inscrições até 14 de agosto de 2020
Dias e Horários Curso ON-LINE

21 de agosto de 2020 a 27 de março de 2021.
21,22 de agosto - 04, 05, 18, 19 de setembro - 02, 03,16, 17, 30, 31 de outubro - 12, 13, 14, 27, 28 de novembro - 11,12 de dezembro de 2020 e 15,16, 29, 30 de janeiro - 19, 20 de fevereiro - 05, 06, 12, 13, 26, 27 de março de 2021.

Sextas-feiras das 19h às 22h, Sábados das 08:30 às 12:30 e 13:30 às 17:30.
O curso será quinzenal (a cada 15 dias).
Unidades
Programa do Curso

Obrigado por se cadastrar!

Programa de Curso

Para saber sobre programa de curso, por favor, informe seu:

Encontre outros cursos da UP Skills

Quer saber mais sobre o curso? Estamos aqui para te ajudar!

Mande sua pergunta preenchendo os campos abaixo. Em breve, nós entraremos em contato.

UP Skills